31 agosto 2007

Ao vivo



O contrabaixista Matt Pavolka lidera uma das formações em concerto este fim-de-semana no Funchal e em Lisboa. Acaba de gravar Something People Can Use para a editora portuguesa Tone of a Pitch em 4teto com Ben Monder (guitarra), Pete Rende (piano/Fender Rhodes) e Ted Poor (bateria) e vai estar ao vivo amanhã, 1 Setembro, no Xôpana Jazz do Funchal, embora com a bateria de Bruno Pedroso. Na mesma noite toca o 4teto do guitarrista André Fernandes, com Mário Laginha (piano), Nelson Cascais (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria), a partir das 21.30.

Esta 6ªf, 31 Agosto, o Xôpana Jazz recebe o TGB de Sérgio Carolino (tuba), Mário Delgado (guitarra) e Alexandre Frazão (bateria) e o Trio do pianista espanhol Abe Rábade, que vai apresentar a sua música com Nelson Cascais (ctb) e Bruno Pedroso (bateria), às 21.30, no Choupana Hills Resort & Spa. O Xôpana Jazz encerra cada noite com uma formação liderada por dois músicos madeirenses: o trompetista Rafael Andrade e a cantora Vânia Fernandes em jam session com Georgy Titov (guitarra), Ricardo Dias (contrabaixo) e Caio Oliveira (bateria), a partir da meia-noite, no Basalt Bar.

Em Lisboa, o jazz está no Hot Clube, com o Trio do tubista Ben Stapp, Paulo Curado (sax, flauta) e André Sousa Machado (bateria), e as composições de Stapp que vão fazer parte do primeiro disco deste seu trio. 6ªf. e Sábado, às 23h, Praça da Alegria.

No Onda Jazz toca o 4teto da cantora Lydie Carell, com João Falcato (piano), Gustavo Roriz (contrabaixo) e Joel Silva (bateria). Sábado, 1 Setembro, às 23h, no nº7 do Arco de Jesus, Alfama.

E no Domingo, 2, o Jardim da Estrela também tem jazz, com o Matt Pavolka Group. O contrabaixista vai tocar também baixo eléctrico e vai estar em palco com Ben Monder (guitarra), Pete Rende (piano/ Fender Rhodes) e Bruno Pedroso (bateria). Oportunidade para conhecer os temas de Pavolka incluídos no novo disco Something People Can Use. Às 17h, com entrada livre, na Estrela.

Discofonia


Vilma Pflaum

O norte-americano Ben Stapp decidiu vir para Lisboa, onde tem vivido nos últimos dois anos, depois de ter conhecido o tubista Sérgio Carolino em Manchester. Aprendeu português, deu aulas de música numa escola primária em Chelas e tocou em formações como o Contra-Banzo, no Jazz em Agosto, o 3 Bass-Hit, no Festival Sudoeste e o Imi Kollektief, do saxofonista Alipío C. Neto.
Stapp é tubista e compositor e prepara-se para gravar as suas composições com o trio que formou recentemente, com Paulo Curado (saxofones, flauta) e André Sousa Machado (bateria). Depois viaja para Nova Iorque e o regresso a Lisboa é uma incógnita. Ao vivo, o Ben Stapp Trio toca no Hot Clube esta 6ªf, 31 e Sábado, 1 de Setembro.

Com Mafalda Costa
Sábado-19h/ Domingo-21h/ Segunda-20h

30 agosto 2007

100% Francês



Esta semana voltamos à pop de Pierre Guimard e ao seu disco de estreia De L'Autre Côté, editado em Agosto de 2006. Entre as recordações há Françoise Hardy, Charlotte Gainsbourg e Louis Chedid, entre outros. E a impagável paródia de Bourvil e Jacqueline Maillan, ambos actores, do clássico Je T'aime Moi Non Plus, de Gainsbourg, gravada em 1970.

Com Ricardo de Matos

Sábado-13h/ Domingo-15h

29 agosto 2007

Ao vivo



Agosto chega ao fim mas o Jazz às 5ªs prossegue no CCB: esta semana com o projecto TrioAngular do guitarrista Bruno Santos, com Bernardo Moreira (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria). Bruno Santos tem gravado com Laurent Filipe em Ode to Chet, Marta Hugon em Tender Trap e Filipe Melo em Debut, entre outros discos. Amanhã, no CCB, o contrabaixista Nelson Cascais vai tocar no lugar de Bernardo Moreira e o repertório vai incluir temas de Wrong Way, o primeiro disco do 4teto de Bruno Santos, e de TrioAngular, o primeiro disco do seu trio. Às 22.45, com entrada livre, na Cafetaria Quadrante.

No Hot Clube toca outro trio: o tubista norte-americano Ben Stapp, com Paulo Curado (saxofones, flauta) e Jorge Queijo (bateria). 5ªf, 30, às 23h.

E no Funchal há um novo festival de jazz, o Xôpana Jazz:



Bons concertos!

28 agosto 2007

Lux Jazz Sessions



É o concerto que encerra o segundo mês das Jazz Sessions no Lux: os Wishful Thinking existem desde 2005, embora alguns dos músicos se conheçam há mais anos. A iniciativa surgiu do saxofonista brasileiro Alípio C. Neto e o 5teto é formado por Johannes Krieger (trompete), Alex Maguire (piano), Ricardo Freitas (baixo) e Rui Gonçalves (bateria). O espírito de grupo impera e o repertório é feito de composições de todos os elementos. No Lux, os Wishful Thinking vão tocar os temas do seu primeiro e único disco, Whishful Thinking, gravado em 2005 mas lançado já este ano, pela Clean Feed, e composições novas.
Karl Injex, norte-americano com um percurso celebrado por muitos, em Atlanta e Nova Iorque, é o DJ que encerra a noite. 4ªf, 29, às 23h, em Sta. Apolónia.

27 agosto 2007

Guerra e Paz



As férias em Agosto são uma miragem no mundo da edição. A rentrée é uma das épocas altas para os editores e é justamente das novidades de Setembro que nos fala, amanhã, Mário Sena Lopes, responsável editorial da Guerra e Paz. Nacional e Transmissível, o último livro publicado por Eduardo Prado Coelho, e Mozart na Selva- Sexo, Drogas e Música Clássica, ensaio da jornalista e oboísta norte-americana Blair Tindall, são dois dos livros em destaque.

3ªf, 28 Agosto- 10.35

Fio de Prumo



A Língua Portuguesa sem rei nem roque: do cidadão comum aos membros do governo e figuras públicas são cada vez mais os portugueses que esfrangalham a sua própria Língua. A prova? Apuligista de em vez de apologista, destroque-me aí em vez de troque-me aí, hadem em vez de hão-de, há-des em vez de hás-de, prontos, acórdos, parteleiras, framácias... sem esquecer a famigerada adição de um s à segunda pessoa do singular (fizestes, comestes, vistes). Um cenário que já esteve mais longe de bater no fundo...

Com Helena Sacadura Cabral
3ªf- 8.35/ 10.20/ 20.50
5ªf- 18.50
Sábado- 12.10/ Domingo- 20.15

24 agosto 2007

Ao vivo



O projecto Mikado, de Marco Franco (bateria/electrónica), Ana Araújo (Fender Rhodes), Pedro Gonçalves (baixo eléctrico) e André Matos (guitarra), está esta noite ao vivo na Zé dos Bois. Um concerto que vai certamente dar pistas para o primeiro disco do grupo, previsto para breve e com participações de Mário Laginha e Chris Speed. Rua da Barroca, ao Bairro Alto, às 23h.

No Hot Clube toca o 4teto do contrabaixista Demian Cabaud, com José Pedro Coelho (sax tenor), João Guimarães (sax alto) e Marcos Cavaleiro (bateria), ainda esta 6ªf, 24 e amanhã, Sábado, a partir das 23h.

E o Onda Jazz de Alfama recebe o jazz de ritmos latinos do pianista João Falcato em quarteto, com Rodolfo Neves (trompete), Sergio Crestana (baixo), Joel Silva (bateria) e o percussionista Sebastien Scheriff, como convidado especial. 6ªf, 24, às 23h, no nº 7 do Arco de Jesus, ao Campo das Cebolas.

Bons concertos e bom fim-de-semana!

Discofonia



Neste último fim-de-semana de Agosto voltamos a ouvir JP Simões, cantor e compositor, com um percurso marcado pelos Pop dell' Arte, Belle Chase Hotel e Quinteto Tati. É contista e autor de guiões para cinema, tem editada a sua obra Ópera do Falhado, inspirada em Weill/ Brecht e Chico Buarque, pela 101 Noites, e apresentou o seu disco de estreia a solo, 1970, no início deste ano.

Com Mafalda Costa

Sábado- 19h/ Domingo-21h/ Segunda-20h

23 agosto 2007

100% Francês



Fim-de-semana com canções que ficaram no ouvido... Makeda, das irmãs Helène e Celia, mais conhecidas por Les Nubians, é um bom ponto de partida. A carreira das francesas começou com um encontro com Abbey Lincoln, lançaram o primeiro disco em 98 (Princesses Nubiennes) e têm multiplicado as colaborações. Outras canções que recordamos são Soudain, de Etienne Daho, ou L'Important c'est La Rose, de Gilbert Bécaud. E descobrimos ainda De temps en temps, do jovem Grégory Lemarchal, que desapareceu em Abril passado.

Com Ricardo de Matos

Sábado-13h/ Domingo-15h

22 agosto 2007

Ao vivo




O tubista californiano Ben Stapp instalou-se em Portugal há cerca de dois anos, depois de conhecer Sérgio Carolino. Entre estadias em Inglaterra, onde concluíu recentemente o seu mestrado, Stapp percorreu salas e festivais portugueses, em formações como o Contra-Banzo, o 3-Bass-Hit ou o projecto Diggin' do saxofonista Alípio C. Neto. Amanhã apresenta o seu trio, com Paulo Curado (saxofones, flauta) e André Sousa Machado (bateria). O repertório é composto por temas originais, entre a música escrita e a improvisação livre. 5ªf, 23, às 22.45 e com entrada livre, na Cafetaria Quadrante do CCB.

No Hot Clube, o contrabaixista argentino Demian Cabaud apresenta um quarteto novo, com José Pedro Coelho (saxofone tenor), João Guimarães (saxofone alto) e Marcos Cavaleiro (bateria). 3 noites para ver e ouvir Cabaud e 3 jovens músicos que integram a Orquestra de Jazz de Matosinhos. De 5ªf, 23, a Sábado, 25, às 23h, na Praça da Alegria.

21 agosto 2007

Lux Jazz Sessions



Em noite de 4ªf, o Lux é palco de jazz e de dança com a Tora Tora Big Band. Miguel Gonçalves (1º trompete), Johannes Krieger (2º trompete/composição/arranjo), Guto Lucena (saxofone barítono e saxofone tenor), Zé Maria (saxofone alto e saxofone tenor), Lars Arens (1º trombone/composição/arranjo), Claus Nymark (2º trombone), Peter Wetherill (3º trombone), Filipe Raposo (piano), Francesco Valente (baixo), Davide Rodrigues (bateria), Hugo Menezes (percussão) e André Pacheco “Júnior“ (percussão) têm 2 discos gravados: Tora Tora, de 2006, e Tora Tora Cult, já deste ano.

Depois do concerto, as escolhas musicais são de João Gomes (Spaceboys/ Cool Hipnoise) e a noite será de dança ou não será. 4ªf, 22 Agosto, 23h, entrada livre.

20 agosto 2007

Fio de Prumo



A competitividade nacional parece um livro de (des)organização administrativa...

Com Helena Sacadura Cabral

3ªf- 8.35/ 10.20/ 20.50
5ªf- 18.50
Sábado- 12.10/ Domingo- 20.15

17 agosto 2007

Ao vivo



Fim-de-semana com várias propostas de jazz e em vários locais da cidade: Sara Valente apresenta o seu disco de estreia no Hot Clube. Blue in Green foi gravado em 2006 no Auditório do Seixal e revela a preferência da cantora por temas de Wayne Shorter (Speak no Evil), Thelonious Monk (Well you Needn't) e Horace Silver (Tokyo Blues), entre outros. Ao lado de Sara Valente vão estar Gonçalo Marques (trompete), João Maurílio (piano), Nelson Cascais (contrabaixo), Paulo Bandeira (bateria) e o dinamarquês Martin Jacobsen (sax tenor). 6ªf, 17 e Sábado, 18, às 23h, na Praça da Alegria.

No Onda Jazz toca o quarteto da baterista e percussionista espanhola Lucia Martinez, com Pedro Neves (piano), João Pedro Brandão (sax alto e flauta transversal) e Carl Minneman (contrabaixo) e um repertório original de Martinez, com influências da música tradicional galega e da vanguarda europeia. 6ªf, 17, às 23h, no nº 7 do Arco de Jesus, Alfama.

Amanhã o Onda Jazz recebe o trio do pianista Júlio Resende e da cantora Sofia Vitória, com João Custódio (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria). Sábado, 18, às 23h.

No Maxime estão os Couple Coffee, de Luanda Cozetti e Norton Daiello, e o seu novo disco Co'as Tamanquinhas do Zeca!, dedicado à música de Zeca Afonso. Em palco vão ser um quarteto, com Luanda Cozetti na voz, Norton Daiello no baixo, Sérgio Zurawski na guitarra e Ruca Rebordão na bateria. 6ªf, 17, às 23h, na Praça da Alegria.

E no Domingo, 19, o Jardim do Parque Eduardo VII é palco para o quarteto de DJ Ride, com a participação do saxofonista Rodrigo Amado. Entrada livre, às 17h.

Discofonia



O primeiro estudo sobre a emergência e a afirmação do jazz em Portugal, entre 1920 e 1956, foi publicado pela Editora Almedina em finais de 2006. O autor, Hélder Bruno Martins, é musicólogo, investigador científico e director pedagógico da Academia de Música da Lousã e da Escola Jazz ao Norte. Uma conversa em redifusão este fim-de-semana.

Com Mafalda Costa

Sábado-19h/ Domingo-21h/ Segunda-20h

100% Francês



Esta semana descobrimos a pop de Pauline, oriunda de Lille, e o novo disco de Zazie, Totem. Olivia Ruiz, Axelle Red, Viktor Lazlo e Elsa são outras vozes para descobrir ou recordar este fim-de-semana.

Com Ricardo de Matos
Sábado-13h/ Domingo-15h

16 agosto 2007

Ao vivo




Mais um grande concerto esta noite, no Jazz às 5ªs do CCB: a estreia de um trio composto por Zé Eduardo, contrabaixista, compositor e professor- e impulsionador do projecto A Jazzar (No Cinema Português e No Zeca)- do saxofonista Mário Santos (sax alto e soprano) e do baterista Bruno Pedroso, que tem tocado inúmeras vezes com ambos. Entrada livre, na Cafetaria Quadrante, às 22.45.

15 agosto 2007

Disco SMS



O pianista Jason Lindner é um dos nomes habituais no circuito jazz nova-iorquino. O rol das colaborações é longo e diversificado: Claudia Acuña, Meshell Ndegeocello, Lauryn Hill, Roy Haynes, Wynton Marsalis, Paquito D' Rivera, Mark Turner e Christian McBride são apenas alguns dos músicos com quem tem trabalho feito. 1,2,3, ETC é um registo em trio clássico de piano, contrabaixo e bateria, com Giulia Valle (contrabaixo) e Marc Ayza (bateria) e um repertório composto por 2 originais, de Lindner e Ayza, e interpretações de Aisha (McCoy Tyner), Pensativa (Clare Fischer), Don't you worry 'bout a thing (Stevie Wonder) ou Brilliant Corners (Thelonious Monk). Mais uma edição da catalã Fresh Sound New Talent.

O disco pode ser adquirido via SMS, do seguinte modo: basta enviar uma mensagem SMS do seu telemóvel para o nº 3666, com o texto seguinte (que corresponde ao disco acima): CFE (espaço) RE138 (espaço) nome e morada. A loja Mundo da Canção far-lhe-á chegar o disco a casa 3 dias depois. O custo da mensagem SMS é de 35 cêntimos, com IVA incluído.

14 agosto 2007

Ao vivo em Agosto



Tuba, Guitarra, Bateria, amanhã à noite no Lux, para a 3ª Jazz Session do mês. Sérgio Carolino, Mário Delgado e Alexandre Frazão levam ao palco composições originais e interpretações suas de temas de Jorge Palma, Carlos Barretto e Led Zeppelin, sem esquecer o jazz de Bud Powell, Eric Dolphy ou Thelonious Monk. O único disco do TGB foi considerado um dos melhores do ano, em 2004, e recebeu o Prémio Carlos Paredes em 2005. Esperam-se novidades para breve. Noite dentro, no Lux, a música é assegurada por DJ Johnny, da Cool Train Crew, e Vitor Belanciano, crítico de música no jornal Público. 4ªf, 15, às 23h, Cais da Pedra a Sta. Apolónia.

Ao cair da noite, no 3º piso do C. C. Vasco da Gama, há jazz com o trio do guitarrista André Fernandes, com Nelson Cascais (contrabaixo) e Marco Franco (bateria). Concerto com entrada livre,4ªf, 15, a partir das 20h, no Beer Deck, Parque das Nações.

13 agosto 2007

Guerra e Paz



A nossa cronista de costumes, Helena Sacadura Cabral, lança-se sobre um dos segredos mais bem escondidos do universo feminino: porque é que elas gostam deles. O seu novo livro partiu de um convite da editora e de um estudo publicado no jornal El Pays, que chamou a atenção da autora.
À conversa com Antonieta Lopes da Costa, Helena Sacadura Cabral fala, na primeira pessoa, da face oculta e por vezes incompreensível do amor, para tentar perceber o que conta mais na atracção que as mulheres sentem pelos homens: será o aspecto físico? Uma boa conversa? Ou, simplesmente, a barba por fazer?

3ªf, 14- 10.35

10 agosto 2007

Ao vivo



O Jazz em Agosto 2007 propõe esta noite a pesquisa sonora do Quartet Noir, dos suíços Urs Leimgruber (sax tenor e soprano) e Fritz Hauser (bateria), da norte-americana Marilyn Crispell (piano) e da francesa Joëlle Léandre (contrabaixo). Anfiteatro ao Ar Livre da Gulbenkian, às 21.30.

Amanhã, 11 Agosto, a francesa Joëlle Léandre interpreta no seu contrabaixo temas compostos para si por John Cage e Giacinto Scelsi, entre outros. Concerto a solo, na Sala Polivalente, às 15.30.

Às 18.30, o Auditório 2 da Fundação recebe 4 vozes e um trombone, com os Timbre de Lauren Newton (voz), Elisabeth Tuchmann (voz), Oskar Mörth (voz) e Bërtl Mütter (voz, trombone).

E à noite, às 21.30, o saxofonista Ornette Coleman encerra o Jazz em Agosto num Grande Auditório lotado, com o seu quinteto: Tony Falanga (contrabaixo), Charnett Moffett (contrabaixo), Al Macdowell (baixo eléctrico) e Ornette Denardo Coleman (bateria).

No Hot Clube há ainda 2 noites para ouvir o trio do guitarrista André Matos, com Demian Cabaud (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria). Composições novas e que vão fazer parte do novo disco, a partir das 23h, 6ªf, 10 e Sábado, 11, na Praça da Alegria.

E no Domingo à tarde há jazz no jardim com o trio do saxofonista António Bruheim, Miguel Barrosa (guitarra) e Pedro Viana (bateria). É mais um concerto de entrada livre nos jardins da cidade que durante Agosto decorrem no Parque Eduardo VII. Domingo, 12, às 17h.

Bom fim-de-semana e bons concertos!

Discofonia



Ao longo deste mês de Agosto voltamos a ouvir alguns músicos que vieram ao Discofonia: o saxofonista Rodrigo Amado lidera os Lisbon Improvisation Players e tem tocado em diversos contextos musicais. É crítico de jazz no jornal Público e um apaixonado pela fotografia.
Este Sábado, 11, toca com os Spaceboys e Flak no Citemor 2007, de Montemor-O-Velho. Em Lisboa vamos poder vê-lo no Domingo, 19, nos Jardins do Parque Eduardo VII, como elemento do 4teto de DJ Ride.

Com Mafalda Costa
Sábado-19h/ Domingo- 21h/ Segunda- 20h

100% Francês



O destaque da semana é mesmo o bretão Renan Luce: estudou piano durante 10 anos mas depois optou pela guitarra. Luce compõe as suas próprias canções, um pouco à maneira de Georges Brassens, e lançou o seu primeiro disco, Repenti, em 2006. No caminho recordamos também o clássico Auprès de Mon Arbre de Brassens e saudamos o regresso dos Rita Mitsouko com o novo Variety.

Com Ricardo de Matos
Sábado-13h/ Domingo-15h

09 agosto 2007

Ao vivo...



Muito jazz para ver ao vivo nesta noite de Agosto: o Jazz às 5ªs do CCB apresenta hoje o João Lencastre Group, do baterista João Lencastre, com Jorge Reis (sax alto), André Fernandes (guitarra) e Nelson Cascais (contrabaixo). Composições originais de todos os elementos do grupo, em abordagem livre. Às 22.45, na Cafetaria Quadrante.

No Hot Clube toca o trio do guitarrista André Matos, com Demian Cabaud (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria). Concerto com temas incluídos no primeiro disco, Pequenos Mundos, e originais que vai gravar no seu próximo registo, com Sara Serpa e Albert Sanz, prometido para breve. Às 23h, entre 5ªf, 9 e Sábado, 11, na Praça da Alegria.

E na Gulbenkian está o Bottoms Out, o sexteto do contrabaixista e compositor Joe Fonda, num projecto a que chamou Loaded Basses, ou baixos carregados. Com Claire Daly (sax barítono), Joe Daley (tuba), Gebhard Ullmann (clarinete baixo), Michael Rabinowitz (fagote) e Gerry Hemingway (bateria). Às 21.30, no Anfiteatro ao Ar Livre.

Amanhã, 6ªf, 10 Agosto, o Jazz em Agosto propõe o documentário My Name is Albert Ayler (2005), do sueco Kasper Collin, que percorreu os caminhos do saxofonista, desaparecido em 1970, entre os Estados Unidos e a Suécia. Entrada livre, às 15.30, na Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna, com a presença do realizador.

08 agosto 2007

Jazz em Agosto 2007: segundo fôlego



O segundo bloco de concertos do Jazz Em Agosto começa amanhã, 5ªf, com o Bottoms Out do contrabaixista Joe Fonda, um sexteto do qual fazem parte a saxofonista Claire Daly e o baterista Gerry Hemingway. No sábado, 11, ouve-se o saxofonista Ornette Coleman, de regresso a Lisboa, desta vez em 5teto. Entre um concerto e o outro há 2 documentários para ver e várias outras formações ao vivo. À conversa com Mafalda Costa, Rui Neves, director artístico, deixa-nos pistas para o que aí vem.

5ªf, 9- 10.30/ 17.30

Disco SMS



Passage foi a estreia do baixista Joe Martin como líder. O norte-americano tem tocado com Andy Bey, Vinícius Cantuária, Jane Monheit e Kurt Rosenwinkel, entre outros, e assina todas as composições deste seu disco, à excepção de Nothing Like You, de Bob Dorough. Registo em quarteto, com Mark Turner (sax tenor), Kevin Hays (piano) e Jorge Rossy (bateria).

O disco pode ser adquirido via SMS, do seguinte modo: basta enviar uma mensagem SMS do seu telemóvel para o nº 3666, com o texto seguinte (que corresponde ao disco acima): CFE (espaço) RE139 (espaço) nome e morada. A loja Mundo da Canção far-lhe-á chegar o disco a casa 3 dias depois. O custo da mensagem SMS é de 35 cêntimos, com IVA incluído.

07 agosto 2007

Ao vivo



Em noite de 4ªf, o destino é o Lux. Há melhor forma de passar Agosto em Lisboa? A segunda proposta das Jazz Sessions, neste mês de férias, é o novo disco a solo de Maria João, simplesmente João. Canções de Pixinguinha, Edu Lobo e Chico Buarque, Lenine, Zequinha de Abreu, Marisa Monte, Carlinhos Brown e Nando Reis e mais. Maria João vai estar em palco com Eleonor Picas (harpa), Mário Delgado (guitarra), Demian Cabaud (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria).

A música segue noite dentro com DJ Mike Stellar, do Club Journeys, que tem no groove a sua palavra de ordem. 4ªf, 8 Agosto, às 23h, Cais da Pedra a Santa Apolónia.

Fio de Prumo



As férias dos portugueses. A crise permite fazer férias? A que preço?
Há famílias a pedir empréstimos para ir de férias, há casas penhoradas pelos bancos. A crise avança e há muitos portugueses que passam as férias... em casa.

Com Helena Sacadura Cabral

3ªf- 8.35/ 10.20/ 20.50

5ªf- 18.50

Sábado- 12.10/ Domingo- 20.15

06 agosto 2007

Guerra e Paz



Desde sempre que é assim. Há alguns humoristas a fazer a pose do melancólico. Mas o que há mais é melancólicos a fazer a pose do humorista. Trocadilhos e sorrisos para descobrir com Nuno Costa Santos, à conversa com Antonieta Lopes da Costa, em 90.4 fm.

3ªf, 7 Agosto- 10.35

04 agosto 2007

Ao vivo



Entre o Porto e Lisboa, as escolhas são difíceis este fim-de-semana. Em Serralves toca o contrabaixista Henri Texier, de regresso com o seu 6teto Strada, com Sébastien Texier (clarinete, clarinete alto, saxofone alto), François Corneloup (saxofones soprano e barítono), Gueorgui Kornazov (trombone), Manu Codjia (guitarra) e Christophe Marguet (bateria). O novo disco, Alerte à L'Eau, deverá servir de mote ao concerto. É mais um concerto da 16ª edição do Jazz no Parque, na Fundação Serralves, este Sábado, 4, às 18h.

À noite, o Palácio de Cristal recebe o 6teto do baterista Mário Barreiros, com Mário Santos (saxofone tenor e clarinete baixo), José Luís Rego (saxofones soprano, alto e clarinete), José Pedro Coelho (saxofones tenor e soprano), Pedro Guedes (piano), Pedro Barreiros (contrabaixo) e o seu primeiro disco, Dedadas. Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal, 22h, com entrada livre.

E em Lisboa, o primeiro fim-de-semana do Jazz em Agosto propõe o quinteto francês Hubbub, com Frédéric Blondy (piano), Bertrand Denzler (sax tenor), Jean-Luc Guionnet (sax alto), Jean-Sébastien Mariage (guitarra eléctrica) e Edward Perraud (bateria). Auditório 2, da Gulbenkian, 18.30.

E este Sábado à noite toca o suíço Nik Bärtsch, com a formação Ronin: Sha (clarinetes, baixo e contrabaixo), Björn Meyer (contrabaixo), Kaspar Rast (bateria) e Andi Pupato (percussão). O repertório é o de Stoa, o disco lançado em 2006, na ECM. Às 21.30, Anfiteatro ao Ar Livre.

Domingo no Jazz em Agosto leva o duo Carlos Zíngaro (violino) e Jorge Lima Barreto (piano) à Sala Polivalente, às 15.30.

No segundo concerto do dia há música de Frank Zappa e Jimi Hendrix com a Low Frequency Tuba Band, do tubista Sérgio Carolino, com Oren Marshall (tuba), Marcus Rojas (tuba), Jay Rozen (tuba) e Alexandre Frazão (bateria). Formação em estreia mundial, que também vai tocar composições próprias. Auditório 2, às 18.30.

E à noite a música é da norueguesa Crimetime Orchestra, com Vidar Johansen (sax tenor, barítono, clarinete baixo), Jon Klette (sax alto), Kjetil Møster (sax tenor), Gisle Johansen (sax tenor), Øivind Brekke (trombone), Sjur Miljeteig (trompete), Mats Eilertsen (baixo eléctrico), Per Zanussi (contrabaixo), Anders Hana (guitarra eléctrica), Christian Wallumrød (piano, teclados, efeitos), Eudun Kleive (bateria) e Stig Henriksen (desenho de som). Domingo, 5, às 21.30, Anfiteatro ao Ar Livre.

Bons concertos!

03 agosto 2007

Discofonia



Ao longo do mês de Agosto voltamos a ouvir alguns dos músicos que vieram ao Discofonia, entre Setembro/06 e Março deste ano. Oportunidade para conhecer o guitarrista André Fernandes, que está ao vivo, hoje e amanhã, no Hot Clube, com o seu novo 4teto: Mário Laginha (piano, Rhodes), Nelson Cascais (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria).

Com Mafalda Costa

Sábado-19h/ Domingo-21h/ Segunda-20h

100% Francês



Térez Montcalm compõe à guitarra mas não passa sem o contrabaixo. Canta em francês e em inglês com o mesmo à-vontade, é natural de Montreal, Canadá, onde já ganhou alguns prémios e o seu novo disco, Voodoo, foi distribuído em França recentemente. É uma das descobertas da semana, que também nos traz a pop de Cyril Paulus e a soul de Christophe Maé.

Com Ricardo de Matos
Sábado-13h/ Domingo-15h

02 agosto 2007

Jazz ao vivo



Quem não esteve ontem na primeira Jazz Session de Agosto no Lux tem nova oportunidade para ver ao vivo o novo 4teto do guitarrista André Fernandes, com o pianista Mário Laginha, o contrabaixista Nelson Cascais e o baterista Alexandre Frazão. O quarteto está em residência no Hot Clube, entre 5ªf, 2 e Sábado, 4 de Agosto, com o repertório de Timbuktu e novas composições. A partir das 23h, na Praça da Alegria.

No CCB, o Jazz às 5ªas propõe o Bloco de Bolso, uma formação nascida do quinteto Bloco de Notas, do saxofonista Mário Santos. O Bloco de Bolso é um trio com Mário Santos nos saxofones tenor e alto e clarinete alto, António Augusto Aguiar (contrabaixo) e Michael Lauren (bateria). Em abordagem livre dos temas compostos para o Bloco de Notas, o trio entra em palco às 22.45, na Cafetaria Quadrante do CCB.



E na Calouste Gulbenkian começa amanhã mais uma edição do Jazz em Agosto, com o encontro raro de três músicos consagrados: Muhal Richard Abrams (piano), Roscoe Mitchell (saxofones alto e soprano e percussão) e George Lewis (trombone, laptop). 6ªf, 3, às 21.30, no Grande Auditório da Fundação.

01 agosto 2007

Jazz em Agosto 2007



Há 23 anos que o Jazz em Agosto mostra em Lisboa o outro lado do jazz. Em 2007 privilegiam-se os pianos, os baixos, as tubas e as vozes. Os concertos começam esta 6ªf, 3, com um trio de consagrados- o pianista Muhal Richard Abrams, o trombonista George Lewis e o saxofonista Roscoe Mitchell- e terminam no Sábado, 11, com um dos grande inovadores do jazz, ainda vivos- o saxofonista Ornette Coleman.
Rui Neves, director artístico do Jazz em Agosto, fala com Mafalda Costa da programação deste primeiro fim-de-semana, em 90.4 fm.

5ªf- 10.30/ 17.30