13 setembro 2007

Biblioteca Virtual



Amanhã é 6ªf, dia de oferecermos livros em 90.4 fm, a partir das 10.30. Saiba mais em Rádio Europa e passatempo literário.

Zygmunt Bauman é sociólogo, polaco, viu os seus livros e artigos censurados no país natal e refez a carreira no Canadá, E.U.A. e Austrália. Amor Líquido é uma observação da fragilidade das relações humanas e das contradições do mundo actual. Um excerto, para aguçar o apetite...

"O principal herói deste livro é o relacionamento humano. Homens e Mulheres, os nossos contemporâneos, desesperados por terem sido abandonados aos seus próprios sentidos e sentimentos facilmente descartáveis, ansiando pela segurança do convívio e pela mão amiga com que possam contar num momento de aflição, desesperados por 'se relacionarem'. E, no entanto, desconfiados da condição de 'estar ligado', em particular de estar ligado 'permanentemente', para não dizer eternamente, pois temem que tal condição possa trazer encargos e tensões para que eles não se consideram aptos nem estão dispostos a suportar e que podem limitar severamente a liberdade de que necessitam para - sim, o seu palpite está certo - se relacionarem..."

... e boa sorte!