06 setembro 2007

Biblioteca Virtual



À 6ªf, a partir das 10.30 e sem grandes discursos, oferecemos livros em 90.4 fm. Mas só em Rádio Europa, e em passatempo literário.

A Chave de Casa é o romance autobiográfico de Tatiana Salem Lévy, nascida em Portugal, educada no Brasil e de ascendência turca. Segue um excerto...

"Conto (crio) essa história dos meus antepassados, essa história das imigrações e suas perdas, essa história da chave de casa, da esperança de retornar ao lugar de onde eles saíram, mas nós dois (só nós dois) sabemos ser outro o motivo da minha paralisia. Conto (crio) essa história para dar algum sentido à imobilidade, para dar uma resposta ao mundo e, de alguma forma, a mim mesma, mas nós dois (só nós dois) conhecemos a verdade. Eu não nasci assim. Não nasci numa cadeira de rodas, não nasci velha. Nenhum passado veio me assoprar os ombros. Eu fiquei assim. Fui perdendo a mobilidade depois que o conheci. Depois que o amei: depois que conheci a loucura através do amor, o nosso. Foi o amor (excedido) que me tirou, um a um, os movimentos do corpo. Que me deixou paralisada nessa cama fétida de onde hoje não consigo sair."

... e boa sorte!