24 julho 2007

Jazz na cidade



A última Jazz Session de Julho leva ao Lux os 15 instrumentistas da LUME Big Band- a Lisbon Underground Music Ensemble. Marco Barroso, pianista e compositor, é o responsável pela direcção de um colectivo que junta as mais diversas experiências musicais, da clássica à pop, da música improvisada à contemporânea. Em palco vão estar Manuel Luís Cochofel (flauta), Paulo Gaspar (clarinete), Jorge Reis (sax soprano), José Menezes (sax tenor), João Pedro Silva (sax alto), Elmano Coelho (sax barítono), Jorge Almeida, João Moreira e Pedro Monteiro, trompetistas, Luís Cunha, Eduardo Lála e Pedro Canhoto, trombonistas, Yuri Daniel (contrabaixo) e Pedro Silva (bateria).
Depois da LUME Big Band a música é do Afro Latino Dynamic Duo, de DJ Johnny e Pedro Passos- uma dupla em pausa desde 95 e que agora regressa às pistas. A noite promete, 4ªf, 25, às 23h, em Sta. Apolónia, com entrada livre.

No Hot Clube tocam os Cházz dos Cinco, colectivo formado pelo saxofonista Ivan Silvestre, um dos músicos premiados na Festa do Jazz do São Luiz, em 2006, e um dos músicos, com o pianista Alexandre Dahmen, do Sexteto de Jazz da ESMAE, do Porto. O 5teto fica completo com Rodolfo Neves (trompete), Pedro Pinto (contrabaixo) e Joel Silva (bateria). 4ªf, 25 e 5ªf, 26 Julho, Praça da Alegria, às 23h.

E o Music Box recebe o baterista alemão Wolfgang Haffner para um concerto em 4teto, com Sebastian Studnitzky (teclas, trompete), Christian Diener (baixo) e Andreas Blueml (guitarra) e música de forte componente electrónica. Wolfgang Haffner tem tocado com Roy Hargrove, Joe Lovano, Esbjörn Svensson, Randy e Michael Brecker e Maria João, entre muitos outros músicos. Amanhã, 4ªf, 25, está ao vivo a partir das 22.30, no Music Box, Cais do Sodré.