17 maio 2007

Jazz ao vivo



Mais uma noite de concerto para Joana Machado, em torno do seu disco de estreia, CRUde, esta 6ªf, no Onda Jazz. Em palco vão estar também o guitarrista Afonso Pais, Bernardo Moreira no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria, ou seja, a formação que acompanhou a cantora na gravação do seu primeiro disco. Às 23.30, ao Campo das Cebolas.

Em Mem Martins, Sintra, tocam os Zurugudu, de Gonçalo Prazeres (sax alto), com Nuno Costa (guitarra), João Custódio (contrabaixo) e João Rijo (bateria). Esta 6ª, no Atrium Chaby, às 22h.

No Casal do Marco, Seixal, há mais um concerto do Mikado Lab de Marco Franco, com Ana Araújo (fender rhodes) e Pedro Gonçalves (baixo), que se prepara para lançar o seu primeiro disco. "O Tambor que Fala", às 23h de 6ª, 18.

Em véspera de fim-de-semana começa o primeiro Sines em Jazz, com 3 concertos: 6ªf, 18, toca o trio de Mário Franco (contrabaixo), Sérgio Pelágio (guitarra eléctrica) e Pedro Segundo (baterista). É um reencontro entre músicos, o de Franco e Pelágio, que já tocam juntos desde os anos 80, com alguns períodos de descanso, pelo meio. No Auditório do Centro de Artes de Sines, às 22h.
No sábado, 19, o Jazz em Sines programa 2 concertos para a mesma noite: Maria Viana em swing, com Zé Eduardo (contrabaixo) e Paulo Gomes (piano), a partir das 22h. Depois é a Tora Tora Big Band que sobe ao palco do Auditório do Centro de Artes.

Mais a sul, o Cineclube de Faro acolhe a estreia de Suite para Dom Roberto, uma nova peça de Bernardo Sassetti, inspirada no filme Dom Roberto (1962) de Ernesto de Sousa. O concerto assinala também 10 anos do trio de Sassetti, com o contrabaixista Carlos Barretto e o baterista Alexandre Frazão. Às 18h é exibido o filme de Ernesto de Sousa e o concerto começa às 21.30 no Teatro das Figuras, Faro.

Finalmente, em Braga, tem lugar mais um concerto do Folk Songs Trio, de William Parker (contrabaixo), Guillermo E. Brown (percussão) e Victor Gama (instrumentos Pangeia). 6ªf, 18, às 22h no Theatro Circo.