02 maio 2007

Há jazz...



... às 5ªs, no CCB, a partir de 3 Maio e até Setembro, o que é uma bela maneira de passar o Verão na cidade. A programação tem diferentes "proveniências geográfico-culturais" e inclui, é claro, os músicos portugueses. O primeiro concerto do Jazz às 5ªs é do pianista Russ Lossing, norte-americano e improvisador nato, que pode muito bem recorrer à manipulação do interior do piano ou prepará-lo à maneira de John Cage. O concerto começa às 22.45, a entrada é livre, o espaço é o da Cafetaria Quadrante. O Jazz às 5ªs tem o apoio da rádio Europa Lisboa.

Em Évora o In Jazz 2007 termina em grande, esta noite, com Marta Hugon, Filipe Melo (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e André Sousa Machado (bateria) e com os TGB de Sérgio Carolino (tuba), Mário Delgado (guitarra) e Alexandre Frazão (bateria). Teatro Garcia de Resende, 21.30.

Amanhã, o Onda Jazz recebe o trio do guitarrista Joel Xavier, com Gustavo Roriz (contrabaixo) e Milton Batera (bateria) para um concerto com um pé no Brasil, às 23h, em Alfama.

No Hot Clube toca o Baby Jazz Quintet, uma formação que chega do Algarve pela mão do contrabaixista Zé Eduardo. São jovens entre os 17 e os 23 anos, o que explica o nome do grupo... Tocam Wenzl McGowen (sax tenor), Attila Muehl (guitarra), Giotto Roussies (piano), Charly Roussel (contrabaixo) e Eddie Jensen (bateria). 5ª, às 23h.

À mesma hora, também amanhã, está ao vivo o trio do guitarrista Miguel Martins, com Renato Madeira (contrabaixo) e Paulo Bandeira (bateria). No Catacumbas Bar, Bairro Alto.



E na Sociedade Guilherme Cossoul o colectivo Desdobrável compõe em tempo real, através de vários tipos de material sonoro. Com Ana Borges (voz), Gonçalo Castro (baixo acústico), Jorge Oliveira (percussão), Paulo Morais (percussão) e Bruno Parrinha (clarinete). Às 22h, Av. D. Carlos I, 61.