18 abril 2007

Ao vivo



Em Matosinhos começa hoje a 11ª edição do Festival de Jazz, com concertos em vários espaços da cidade. O primeiro concerto tem lugar no Salão Nobre da CMM, às 21.30, com João Mendes, um cantor que tem tido um percurso marcado pelo reggae e pelo hip-hop. João Mendes canta com o trio de Carlos Azevedo, pianista e compositor, co-fundador da Orquestra de Jazz de Matosinhos: António Ferro (baixo) e Paulo Bandeira (bateria).
Amanhã, 5ªf, o primeiro concerto da noite é o do trio do pianista Cyrus Chestnut, com Dezron Douglass (contrabaixo) e Neal Smith (bateria). Às 21.30, Auditório da Exponor. No B Flat Jazz Club, mais tarde, toca o trio do pianista André Sarbib, com Bernardo Moreira (contrabaixo) e João Cunha (bateria). O convidado do trio é o galego Robert Somoza, nos saxofones tenor e soprano. Esta mesma formação vai estar em residência no B Flat Jazz Club entre 5ª, 19 e sábado, 21.

No Valado dos Frades o jazz vai a bom ritmo: esta noite é dos Desbundixie, que apresentam o seu disco de estreia, Kick n'Blow. Em palco vão estar 7 músicos: Manuel Sousa (trompete), Flávio Cardoso (clarinete), César Cardoso (sax tenor), Ricardo Carreira (trombone), Pedro Santos (banjo tenor), Daniel Marques (tuba) e João Maneta (bateria). Às 22h, no Clube R.B. Valadense.
Amanhã, 5ª, à mesma hora, no mesmo sítio, tocam os Lisbon Improvisation Players com Rodrigo Amado (sax), Zé Eduardo (contrabaixo), Bruno Pedroso (bateria) e o trompetista Dennis Gonzalez.

Por cá, o Hot Club recebe na 5ª,19, o trio do pianista Benny Lackner, com Derek Nievergelt (contrabaixo) e Robert Perkins (bateria). É um trio formado em 2002, em N.Y., e que assume influência directa de trios como os de Keith Jarrett, Bill Evans ou Brad Meldhau. Às 23h, na Praça da Alegria.