02 março 2007

Os Problemas de Lisboa



O arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, antigo vereador da CML (acompanhado, na foto, por Pedro Quartin Graça, professor universitário e deputado à Assembleia da República pelo MPT- Partido da Terra), foi o convidado da 2ª conferência-debate dedicada aos Problemas de Lisboa.
No ambiente descontraído do Café Nicola do Rossio, ontem à noite, Gonçalo Ribeiro Telles exprimiu a sua preocupação com o planeamento urbanístico da cidade de Lisboa e o contínuo "esquecimento" da importância da relação com a natureza. E deu como exemplo a permanente destruição de quintais, logradouros e espaços verdes. Para o arquitecto: "há uma ligação ao campo, à agricultura, que menosprezamos e que nos vai levar à falência. Se a cidade for de Cascais a Torres Vedras só com betão, a água acabará por inundar-nos." Feita a advertência, o debate terminou com uma mostra de slides do jardim da Fundação Gulbenkian, projectado por Ribeiro Telles.

A série de conferências-debate Os Problemas de Lisboa é uma iniciativa do Centro de História Contemporânea e Relações Internacionais, com o apoio da Europa-Lisboa, e vai decorrer até meados de Abril, sempre no Café Nicola, às 21.30.
Na próxima semana, a 8 de Março, o Nicola do Rossio recebe António Carlos Monteiro, antigo vereador da CML e deputado à Assembleia da República pelo CDS/PP.

Etiquetas: , ,

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ouvi dizer que estava lá o Rei...

02 março, 2007 21:42  
Anonymous Anónimo said...

Estava pois... a conferencia foi uma delícia. O arquiteto Gonçalo Ribeiro Teles esteve, como sempre, no seu melhor!

02 março, 2007 21:45  
Anonymous Anónimo said...

E seja qual for o quadrante político em que nos situemos, Ribeiro Telles é daquelas vozes que deveria ser "obrigatório" ouvir, em questões ambientais e urbanísticas. Um dia mais tarde (sempre "um dia mais tarde", neste país...), haverá muitos políticos e cidadãos a lamentar ter "assobiado para o alto", quando homens tão grandes quanto este davam, atempadamente, os diagnósticos lúcidos e as soluções certeiras.

07 março, 2007 19:09  
Anonymous Anónimo said...

pois vocês, não sei, mas eu trocava de bom grado um resumo destas Conferências, gravado ao vivo e retransmitido na antena da Europa, p'las estuchas de gosto duvidoso dos 3 estarolas, que dá ao fim de semana, a debitar caligramas sobre o mundo em geral e aleivosias avulsas a tresandar o fascizótico tardio.
No fundo seria quase trocar o "clube dos patetas mortos" por um encontro de gente viva e interessada em debater questões concretas de cidades reais onde vivem pessoas como nós, todos os dias, sem cagança.

08 março, 2007 22:12  

Enviar um comentário

<< Home