30 abril 2007

Fio de Prumo



Nas empresas e na política há os yes man e as vozes dissidentes. A cultura do silêncio é uma espiral. Terá solução entre nós?

Com Helena Sacadura Cabral
3ª--8.35/10.20/20.50
5ª- 18.50
Sábado- 12.10/ Domingo- 20.15

Ao vivo...



... esta noite e em viagem pelo mundo sonoro de Zeca Afonso com a Steel Drumming, uma nova face do Drumming-Grupo de Percussão, do Porto. A Steel Drumming toca com steel drums ou steel pans, instrumentos musicais criados a partir de bidões de aço, originários das ilhas caribenhas de Trinidad e Tobago e Saint Vincent.
O grupo de percussão conta com 5 músicos e um convidado: JP Simões. O concerto terá temas de compositores portugueses, Nuno Côrte-Real, Carlos Guedes e Jeffrey Davis, inspirados em Zeca Afonso, e arranjos, baseados na música de Zeca, de Bernardo Sassetti, Pedro Moreira, António Augusto Aguiar, Mário Laginha, Vasco Mendonça e Telmo Marques. Às 21h, no CCB.

E no Sítio do Cefalópode, a noite é de jam... quem convida é o guitarrista Afonso Pais. A partir das 23h, no Largo do Contador-Mor, ao Castelo, com entrada livre.

3 W's



Interesses variados, como já é hábito: há música em palco principal, multimédia para todos os gostos com a playstation...3, e um novo cartão de saúde europeu. Como também já é hábito, o podcast da semana passada está actualizado, aqui ao lado.

Com Paulo Lázaro
2ª a 6ª-11.40/14.50/18.50
Domingo (compacto)-12.15/22.15

27 abril 2007

O Jazz e Lisboa (anos 20)












É mais uma estreia no Jazza-me muito... Hoje publicamos a primeira parte do artigo "O Jazz e Lisboa nos Anos 20", escrito por António Rubio, crítico de jazz. A segunda parte fica prometida para a próxima 6ªf, 4 de Maio. Boas Leituras!



"Lisboa não escapou aos 'roaring twenties': o jazz invadiu todas as salas de dança, onde as 'jazz-bands' enlouqueciam os dançarinos com os 'charlestons', 'stomps', 'shuffles', 'fox-trots', 'fox-blues'.
A valsa, sobretudo, foi completamente destronada por esta forma de música sincopada e tocada de forma a contagiar o ritmo a toda a gente que a ouvisse.
Mesmo um só piano podia pôr uma festa a pular o 'charleston' ou os pares a flutuar num 'fox' bem marcado.
Apenas o tango sobreviveu, de parceria com a nova música que tinha tido origens em Nova- Orleães.
A cultura social dos anos vinte era a de viver intensamente e gozar tudo o que a vida podia proporcionar, o mais rápido possível. Não esqueçamos que o modernismo e o 'avant-gard', em todas as artes, surgiram também em Portugal, com centro na capital.
Lisboa foi uma verdadeira 'terra de perdição', nessa época de revoluções, de permanentes mudanças de governos e de grandes movimentos artísticos, de homens de letras e artes que ainda hoje não foram esquecidos, pois fizeram a história da arte moderna no nosso país.
A par de todo este movimento artístico desenvolveram-se em Lisboa grandes clubes nocturnos, com jogo, mulheres, grandes banquetes. Neles imperava o jazz da época, selvagem, rouco e ensurdecedor. Todos tinham 'jazz- bands', cantoras e cantores, e a grande maioria exibia 'shows' em palco, com bailarinas e números eróticos.



A maioria estava localizada na Baixa e Avenida da Liberdade mas também existiam noutras áreas da cidade. Os mais importantes eram: o Bristol Club na Rua Eugénio dos Santos, ao lado da actual sede do Benfica, o Ritz Clube/Petite Foz no Palácio Foz nos Restauradores (no mesmo palácio também funcionou o Maxim’s).












Por aquela zona muitos mais existiram: no palacete da família Alverca surgiu um dos mais belos, o Magestic/Monumental na Rua Tomé de Barros Queiroz, com a sua decoração neo-árabe, que ainda hoje embeleza a Casa do Alentejo, actual ocupante das instalações- o Olympia, onde hoje é o cinema da Rua dos Condes - o Clube Mayer/Avenida Parque no Palácio Mayer, na Avenida da Liberdade, hoje Consulado de Espanha – O Clube Montanha na Rua da Glória – o Clube Internacional na Rua 1º de Dezembro, o Regaleira no Palácio Regaleira no Rossio e o Salão Alhambra no Parque Mayer.

Fora desta zona, já longe da Baixa, encontravam-se o Clube das Avenidas na Avenida da República, esquina com a Elias Garcia, o Clube Moderno na Avenida Almirante de Reis e o Clube Rato na Praça do Brasil.
A vida à volta destes clubes fez história em Lisboa e desenvolveu a cultura desta época em todas as suas vertentes, e a literatura e as artes foram muito influenciadas pelos ambientes modernistas trazidos pela liberdade dos anos vinte.
Nos próprios clubes, a decoração feita com obras de homens como Almada Negreiros e Eduardo Viana era já um espaço para o modernismo, mas os anúncios publicitários dos clubes, com trabalhos de Jorge Barradas, Tom, Bernardo Marques e Stuart, nas revistas Ilustração Portuguesa, Ilustração , ABC e Domingo Ilustrado foram um verdadeiro festival de arte e de inspiração destes homens."

António Rubio

Discofonia






Em fim-de-semana prolongado fazemos uma pausa nas conversas, mas trazemos música. Quase tudo é possível e a única certeza é Rue de Seine, o primeiro disco que reúne o francês Martial Solal (piano) e o norte-americano Dave Douglas (trompete). Entre standards e composições originais, Rue de Seine é o pretexto que traz os 2 músicos à Culturgest, no próximo dia 8 de Maio.


Com Mafalda Costa
Sábado-19h/Domingo-21h/Segunda-20


Foto de Luciano Rossetti

100% Francês



Uma emissão recheada de coisas boas, como a criatividade de Camille, a pop iluminada de Albin de la Simone, as canções de Benjamin Biolay, as paixões de Gainsbourg e as emoções de JL Murat. E ainda há a estreia de Joseph D'Anvers com o disco Les Choses en Face.

Com Ricardo de Matos
Sábado-13h/ Domingo-15h

26 abril 2007

Descubra as Diferenças

Debate político em parceria com a revista Atlântico:

25 de Abril e 1 de Maio: o que representam, mais de 30 anos depois? E a propósito de feriados, quando será que os vamos finalmente "pôr no sítio", acabando com as "pontes" em que o país deixa de funcionar, semanas inteiras?

e por falar em feriados: a greve geral de 30 de Maio, convocada pela CGTP;

o CDS-PP e o significado da derrota de Ribeiro e Castro;

eleições presidenciais francesas: o Bom e o Mau dos resultados da primeira volta e as antevisões de 6 de Maio. O dia de uma nova revolução francesa?

a blogosfera marca pontos: o blogue Do Portugal Profundo insistiu e conseguiu colocar nos jornais a investigação ao curso de José Sócrates. Hoje em dia já é normal um blogger receber comunicados de imprensa e emails das agências de comunicação. O que muda na imprensa tradicional?

Esta semana com Paulo Pinto Mascarenhas, Antonieta Lopes da Costa, Manuel Falcão e Vitor Cunha.

6ª- 19h
Domingo-11h/ 19h
descubraasdiferencas@radioeuropa.fm

Biblioteca Virtual



Mario Benedetti é um dos grandes escritores hispano-americanos. Escreveu contos, novelas, romances, poesia, teatro, ensaios, crónicas e canções. A Trégua, que oferecemos esta 6ªf, foi o romance que lhe deu projecção internacional, com mais de 100 edições, tradução em 19 línguas e adaptações ao cinema, à televisão, ao teatro e à rádio. Edição portuguesa da Cavalo de Ferro.

Com Elza Gonçalves

6ª- 10.35/15.15/20.15

25 abril 2007

Ao vivo...



5ª f, 26 Abril, o Yeti Project leva o seu jazz cruzado com o rock e a música popular portuguesa ao palco do Maxime. O colectivo formou-se em 2006 e conta com Ricardo Pinto (trompete), Óscar M. Graça (piano, electrónica), Nuno Costa (guitarra eléctrica), Jeff Davies (vibrafone), Gonçalo Almeida (contrabaixo) e Rui Pereira (bateria). Às 23.30 na Praça da Alegria.



Últimos concertos do In Jazz 2007, na estrada há quase 2 meses: na 6ªf, 27, Mário Barreiros leva o seu Dedadas a Montemor-o-Velho, com Mário Santos (saxofone tenor e clarinete baixo), José Luís Rego (saxofones soprano, alto e clarinete), José Pedro Coelho (saxofones soprano e tenor), Pedro Guedes (piano) e Pedro Barreiros (contrabaixo). Teatro Esther de Carvalho, 22h.
No mesmo dia, mas em Évora, toca o quarteto de Carlos Martins, com André Fernandes (guitarra), Nelson Cascais (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria). Teatro Garcia de Resende, 22h.

E em Lisboa, o São Luís acolhe o ciclo Outras Canções II, com Camané e a Orquestra Sinfónica Portuguesa. O primeiro ciclo teve lugar no São Luís, em 2004, e o desafio era, na altura, cantar os autores e compositores de eleição do fadista. Desta vez há canções em português e noutras línguas (Kurt Weill, Tom Jobim, Bola de Nieve, Lennon e McCartney) e a acompanhar Camané estão Filipe Melo (piano), Mário Delgado (guitarra), Bernardo Moreira (contrabaixo), Alexandre Frazão (bateria), João Moreira (trompete) e Andreia Marques (harpa). Pedro Moreira assina a direcção musical, a direcção de Orquestra e os arranjos, com Mário Laginha e Bernardo Sassetti.
A partir de 6ªf, 27 até 6 Maio: 5ª a Domingo, 21h, na Sala Principal do São Luís.

24 abril 2007

Europa Entrevista

A Comissão Europeia lança o repto aos países da União e aos parceiros sociais: como adaptar os mercados de trabalho dos 27 aos desafios do século XXI, de que é exemplo a Globalização? Desta iniciativa surge um neologismo que, para já, ninguém consegue definir com certeza, mas que Bruxelas promete regulamentar até ao final do ano- a Flexisegurança.

Por que razão estão os sindicatos apreensivos com a flexisegurança? E qual é a importância de criar a primeira Central Sindical Mundial? Questões a esclarecer com Vítor Cardoso, da Comissão Permanente da UGT.

Com Mónica Peixoto
4ª-19h/ Sábado-18h

Biblioteca Virtual



Esta semana, a Biblioteca propõe-nos não um mas dois livros que abordam a história do 25 de Abril de 1974. Em 25 de Abril-Mitos de uma Revolução, Maria Inácia Rezola analisa os episódios mais polémicos da revolução, sem medo de desconstruir mitos e ideias feitas. O segundo livro, de António José Telo, detém-se no período que decorreu entre 1974 e 1985 e em vários acontecimentos importantes daqueles anos: o 25 de Abril e a deriva comunista, as estratégias económicas e as mentalidades.

Com Elza Gonçalves
4ª e 6ª-10.35/15.15/20.15

Fio de Prumo



Empreitadas e buracos: bizarrias portuguesas. Quem abre buracos não deve fechá-los? Aviso à navegação, para quem anda de automóvel, autocarro, bicicleta e mesmo de patins, pela cidade.

Com Helena Sacadura Cabral
3ª--8.35/10.20/20.50
5ª- 18.50
Sábado- 12.10/ Domingo- 20.15

23 abril 2007

3 W's



O 3W's já pensa nas férias... esta semana há Banda Desenhada, Passeios no Douro e Arte Islâmica. Entre outros destaques. Quanto às rubricas da semana passada pode consultá-las aqui ao lado, em 3W's Podcast. Boas navegações.

Com Paulo Lázaro
2ª a 6ª-11.40/14.50/18.50
Domingo (compacto)-12.15/22.15

22 abril 2007

Andrew Hill (1931-2007)



Andrew Hill, pianista e compositor, nascido em Chicago, morreu na madrugada de 6ª, 20 Abril. A notícia foi dada ao público da Culturgest pelo saxofonista Charles Lloyd, que lhe dedicou o concerto de sexta. Estudou com Earl Hines e Paul Hindemith, tocou com Charlie Parker, Miles Davis, Dinah Washington, Eric Dolphy, Freddie Hubbard, Joe Henderson e, mais recentemente, com Charles Tolliver. Um dos seus últimos concertos foi em Lisboa, em Novembro passado, com música de Time Lines, o disco de 2006. É altura, para nós, de voltarmos a ouvir Point of Departure, Dusk, Passing Ships. Ou qualquer outro. Como disse em entrevista em 2006, Andrew Hill não tinha um disco favorito. "Bem acolhidos ou não, foram todos tocados com sinceridade."

20 abril 2007

A caminho do Palácio do Eliseu



No Domingo, 22, ficamos a conhecer os resultados das eleições presidenciais francesas, disputadas entre a candidata socialista Ségolène Royal e o conservador Nicolas Sarkozy. Mas as intenções de voto dos franceses têm vindo a crescer também para François Bayrou e Jean Marie Le Pen.
O resto da Europa olha para França no próximo Domingo para saber se há vencedor à primeira volta ou se tudo fica por decidir até 6 de Maio.
A rádio Europa Lisboa acompanha a votação com Antonieta Lopes da Costa, Milton Blay, correspondente em Paris, e os comentários de Helena Matos. Até às 22h, em 90.4 fm.

Excepcionalmente, neste Domingo, não há redifusão do programa Descubra as Diferenças às 19h. O programa Discofonia é redifundido às 23h.

Dias da Música, 20, 21, 22- CCB



A Europa Lisboa junta-se à homenagem ao piano para contar as histórias que vão marcar a primeira edição dos dias da música no CCB.
A rádio sai dos estúdios e vai ao encontro dos músicos e do público. 10 pianistas portugueses, 20 pianistas estrangeiros, 5 orquestras, 10 concertos para a família e 6 filmes. São algumas das propostas para acompanhar ao longo do fim-de-semana, na informação, e não só, com a Manuela Paraíso.

"A Nuvem" de Gregor Schnitzler



O cinema ganha a dimensão da realidade, num filme que retrata um acidente nuclear.
Na Alemanha, nos arredores de Frankfurt, a vida quotidiana é abalada quando soam as sirenes de uma central nuclear próxima. O filme centra-se no percurso de dois jovens que tentam escapar separadamente ao perigo das radiações e mais tarde ao pesadelo das consequências.

A memória de Chernobyl ainda persegue o mundo, e volta a assombrar as notícias quando se assinalar a data de 26 de Abril de 1986.
A Nuvem assume a dimensão do incómodo e das questões actuais e pertinentes que se colocam ao mundo.
Em exibição nas Amoreiras, com o apoio da Europa-Lisboa.

Discofonia



Carlos Martins, saxofonista, anda na estrada há 25 anos. Mais recentemente tem corrido o país, com o seu quarteto, a convite do Festival In Jazz- Jazz em Português. Esta tarde está ao vivo no CCB com o concerto Era Uma Vez... Jazz, com texto das Produções Fictícias para 6 músicos e um actor. Às 15h, na sala Sophia de Mello Breyner, e no domingo, 22, às 11h da manhã. A 25 de Abril leva o seu quarteto, com André Fernandes (guitarra), Nelson Cascais (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria), ao Hot Clube. E ainda tem tempo para nos falar do seu disco mais recente Do Outro Lado e da Festa do Jazz no São Luís, que este ano se realiza a 11, 12 e 13 de Maio.

Com Mafalda Costa
Sábado-19h/Domingo-23h (excepcionalmente, devido à cobertura das eleições presidenciais francesas)/Segunda-20h

19 abril 2007

100% Francês



Keren Ann vive em Paris mas tem raízes na Holanda e em Israel. La Biographie de Luka Philipsen foi o seu primeiro disco, em 2000. Entretanto, para além dos seus discos solo, tem colaborado com Benjamin Biolay e Baroi Jóhansonn, dos islandeses Bang Bang, e com quem fez Lady & Bird.
Didier Sustrac, Alain Bashung, Nino Ferrer e Amina são outras vozes que ouvimos este fim-de-semana.

Com Ricardo de Matos
Sábado-13h/ Domingo-15h

Descubra as Diferenças

Opinião livre e contraditório, em parceria com a revista Atlântico:

eleições presidenciais francesas no domingo, 22 Abril;
o regresso do urso: Putin e o pior do seu autoritarismo, com a detenção de manifestantes, entre os quais o campeão mundial de xadrez, Kasparov. Xeque-mate?
a tragédia na Virginia, E.U.A.:o que explica a organização de massacres em estabelecimentos de ensino nos EUA?
directas no CDS-PP:o que vem aí... Paulo Portas?
liberdade de imprensa em Portugal: com que letras se escreve ela, nos dias que correm?
abertura do Túnel do Marquês: quem pede responsabilidades à CML pelos atrasos?
a proposta do Banco de Portugal sobre a legislação laboral, um tema-tabu no nosso país.


Debate com Paulo Pinto Mascarenhas, Bernardo Pires de Lima e Pedro Marques Lopes, com a imoderação de Antonieta Lopes da Costa.

6ª-19h/ Domingo-11h (excepcionalmente, devido à cobertura das eleições presidenciais francesas, não há redifusão do Descubra as Diferenças às 19h de Domingo)
descubraasdiferencas@radioeuropa.fm

Ao vivo...



Aos 69 anos, o saxofonista norte-americano Charles Lloyd diz que se sente como um teenager, com o mesmo prazer na música que o apaixonou em criança. Numa breve conversa com a Europa, o saxofonista falou dos 3 músicos mais jovens que o acompanham como "setas para o futuro" e explicou que as filosofias orientais lhe deram resposta à necessidade de harmonia e espiritualidade. As sonoridades orientais continuam presentes na sua música, como no recente Sangam (palavra hindu para confluência), com Harland na bateria e Zakir Hussain nas tablas. Neste seu regresso a Portugal, com um quarteto formado por Reuben Rogers (contrabaixo), Eric Harland (bateria) e Jason Moran (piano), o repertório é composto essencialmente por temas do próprio, com incursões em Jumping the Creek, como aconteceu na Casa da Música, na 4ªf, com Come Sunday, gravado em Black, Brown and Beige, de Duke Ellington... Terminou com uma palavra para quem não tem bilhete:"Dizem-me que o concerto está esgotado, mas eu vou sempre, de qualquer forma, aos concertos em situações assim, e dá sempre certo...". Mas a Charles Lloyd quem recusaria um lugar? Concerto esgotado, amanhã, às 21.30, na Culturgest.

No Maxime, a Orquestra de Jazz de Matosinhos apresenta o seu novo disco Orquestra de Jazz de Matosinhos invites Chris Cheek, com temas compostos por Carlos Azevedo e Pedro Guedes, pianistas e fundadores da big band. 18 músicos que vão encher o palco do Maxime, com espaço ainda para 2 convidados: o saxofonista Mark Turner e o trompetista Nick Marchione, da Village Vanguard Orchestra. Às 22h, na Praça da Alegria, amanhã, 20 Abril.

No Be Jazz Café do Barreiro, amanhã à noite, toca o quarteto de Vânia Fernandes (voz) e Júlio Resende (piano), com Hugo Antunes (contrabaixo) e Jorge Moniz (bateria). Às 23h, na Rua Salvador Correia de Sá.

O Hot Clube abre o seu palco ao trio do pianista Benny Lackner, ainda 6ªf e sábado, 21, com Derek Nievergelt (contrabaixo) e Robert Perkins (bateria), às 23h.

Biblioteca Virtual



Um livro que percorre, de forma breve, os momentos mais importantes do Jazz, entre o swing e o free jazz, passando pelo bebop ou o hard bop, sem esquecer o jazz rock e o jazz europeu.
Tem a chancela das Edições 70 e é o livro que oferecemos amanhã.

Com Elza Gonçalves
6ª- 10.35/15.15/20.15
Domingo-12.35/ 16.35

18 abril 2007

Discutir Lisboa, 21.30



Na sequência da série de debates sobre os Problemas de Lisboa, promovidos pelo Centro de História Contemporânea e Relações Internacionais, o Café Nicola recebe hoje Paula Teixeira da Cruz, líder da Distrital do PSD de Lisboa e Presidente da Assembleia Municipal da capital.
A conferência tem como tema Discutir Lisboa e conta com a presença de Antonieta Lopes da Costa, directora da Europa-Lisboa. Às 21.30, no Café Nicola, Rossio.

Ao vivo



Em Matosinhos começa hoje a 11ª edição do Festival de Jazz, com concertos em vários espaços da cidade. O primeiro concerto tem lugar no Salão Nobre da CMM, às 21.30, com João Mendes, um cantor que tem tido um percurso marcado pelo reggae e pelo hip-hop. João Mendes canta com o trio de Carlos Azevedo, pianista e compositor, co-fundador da Orquestra de Jazz de Matosinhos: António Ferro (baixo) e Paulo Bandeira (bateria).
Amanhã, 5ªf, o primeiro concerto da noite é o do trio do pianista Cyrus Chestnut, com Dezron Douglass (contrabaixo) e Neal Smith (bateria). Às 21.30, Auditório da Exponor. No B Flat Jazz Club, mais tarde, toca o trio do pianista André Sarbib, com Bernardo Moreira (contrabaixo) e João Cunha (bateria). O convidado do trio é o galego Robert Somoza, nos saxofones tenor e soprano. Esta mesma formação vai estar em residência no B Flat Jazz Club entre 5ª, 19 e sábado, 21.

No Valado dos Frades o jazz vai a bom ritmo: esta noite é dos Desbundixie, que apresentam o seu disco de estreia, Kick n'Blow. Em palco vão estar 7 músicos: Manuel Sousa (trompete), Flávio Cardoso (clarinete), César Cardoso (sax tenor), Ricardo Carreira (trombone), Pedro Santos (banjo tenor), Daniel Marques (tuba) e João Maneta (bateria). Às 22h, no Clube R.B. Valadense.
Amanhã, 5ª, à mesma hora, no mesmo sítio, tocam os Lisbon Improvisation Players com Rodrigo Amado (sax), Zé Eduardo (contrabaixo), Bruno Pedroso (bateria) e o trompetista Dennis Gonzalez.

Por cá, o Hot Club recebe na 5ª,19, o trio do pianista Benny Lackner, com Derek Nievergelt (contrabaixo) e Robert Perkins (bateria). É um trio formado em 2002, em N.Y., e que assume influência directa de trios como os de Keith Jarrett, Bill Evans ou Brad Meldhau. Às 23h, na Praça da Alegria.

Livros a sair...



Por que é que as mulheres gostam dos homens?
A nossa querida Helena Sacadura Cabral lança hoje este seu livro no Restaurante do El Corte Inglês, às 18.30. A apresentação é de Mário Zambujal.

17 abril 2007

Biblioteca Virtual
















Aleksandr S. Pushkin (1799-1837) escreveu poemas, novelas, teatro. São dele os célebres Yevgeni Onegin e Boris Gudonov. Associou-se aos que defendiam reformas sociais, foi condenado ao exílio, morreu em duelo, por uma mulher. É um dos autores incontornáveis da literatura russa. Amanhã fala-se de A Dama de Espadas, edição portuguesa da Europa-América.

Com Elza Gonçalves

4ª-10.35/15.15/20.15

Fio de Prumo



Indemnizações e readmissões nas empresas do país: parece um fado, mas não é. Quem tem mão nisto?
Helena Sacadura Cabral explica.

Com Helena Sacadura Cabral
3ª--8.35/10.20/20.50
5ª- 18.50
Sábado- 12.10/ Domingo- 20.15

Europa Entrevista











Jorge Sampaio, ex- Presidente da República e Enviado Especial do Secretário-Geral da Onu para a Luta contra a Tuberculose, é o convidado de Mónica Peixoto.


Jorge Sampaio faz um balanço de quase um ano de mandato no cargo e dos progressos na luta contra a tuberculose, uma doença que tem cura mas é, ao mesmo tempo, a segunda causa de morte (provocada por doença infecciosa), a seguir à Sida. Nesta entrevista, o ex-Presidente da República confirma os contactos com o Secretário-Geral da Onu e assume-se disponível para o cargo de Alto-Comissário para a Aliança das Civilizações- uma ideia conjunta dos primeiros-ministros de Espanha e Turquia, para a promoção do diálogo entre países ocidentais e o mundo islâmico.

Com Mónica Peixoto

4ª-18h/ Sábado-19h

16 abril 2007

Ao vivo





Esta semana deixamos os livros em casa, mesmo o Jazz de Matisse, porque a semana é forte em concertos... e o livro pode ficar para depois.




Amanhã, 17, e quarta, 18, o Hot Club recebe o quinteto do contrabaixista Mário Franco, com o seu primeiro disco, This Life. A formação, no entanto, é ligeiramente diferente da que gravou o disco: com Mário Franco vão estar Mário Delgado (guitarra) na 3ª e André Fernandes (guitarra) na 4ª, João Paulo (piano), João Lencastre (bateria) e o saxofonista David Binney, como convidado. Talvez por isso, nestes concertos o colectivo de Mário Franco vai tocar material novo, para além de alguns temas do disco de estreia. Às 23h, Praça da Alegria.

Também amanhã, 3ªf, 17, há 2 pianos em torno de Herbie Hancock, com Filipe Melo e Rui Caetano. Ao fim da tarde, 19h, no Auditório António da Costa Leal, Rua do Prior, nº6, à Lapa.

E na quarta, 18, o Music Box recebe o saxofonista Rodrigo Amado, para a apresentação do seu novo disco Surface, dedicado à obra do fotógrafo Stephen Shore. No disco tocam Rodrigo, Carlos Zíngaro (violino), Tomas Ulrich (violoncelo) e Ken Filiano (c0ntrabaixo). O concerto marca, no entanto, mais uma apresentação dos Lisbon Improvisation Players, com Zé Eduardo (contrabaixo), Bruno Pedroso (bateria) e o trompetista norte-americano Dennis Gonzalez. Cais do Sodré, às 22h.

E no final da semana chegam a Orquestra de Jazz de Matosinhos e o quarteto de Charles Lloyd...

3W's











Qual é a sua Lisboa ideal? O que deveria mudar na cidade? A Lisboa Ideal é um projecto conjunto da Alkantara e da Galeria Zé dos Bois que convida todos os que queiram partilhar ideias para o futuro da cidade. Textos e imagens, digitais ou vídeos, devem ser enviadas até 25 de Abril para lisboa.ideal@alkantara.pt ou lisboa.ideal@zedosbois.org. Todas as contribuições serão apresentadas a 12 de Maio no encontro Lugares Imaginários.
Esta semana fala-se de outras vidas, virtuais, em Second Life, de vinhos e do bom uso da língua portuguesa.

Com Paulo Lázaro
2ª a 6ª-11.40/14.50/18.50
Domingo (compacto)-12.15/22.15

14 abril 2007

Homenagem às vítimas do Holocausto: 15 Abril

A rádio Europa Lisboa recorda, este Domingo, dia 15, o genocídio de 6 milhões de judeus pelos nazis.


A Sinagoga de Lisboa homenageia as vítimas do Holocausto, ao fim da tarde (19h45). Ao longo do dia, em 90.4 fm, Esther Mucznik, Vice-Presidente da Comunidade Israelita de Lisboa, explica o significado desta homenagem, nos noticiários da Europa.

13 abril 2007

O World Press Cartoon



distingue, esta noite, os melhores trabalhos de ilustração publicados na imprensa em 2006. O espectáculo de entrega de prémios e a inauguração da exposição com os cartoons seleccionados acontecem no Olga Cadaval, em Sintra. Entre os 9 trabalhos premiados há o de uma portuguesa, Cristina Sampaio. Amanhã, sábado, dia em que já saberemos quem é o grande vencedor, pode ouvir, em 90.4 fm, a entrevista que a Manuela Paraíso fez ao jornalista Rui Paulo da Cruz, da organização. Sábado, 14 Abril, às 15.15.

E no Domingo, 15...


voltamos a ouvir Maria de Medeiros sobre o seu primeiro disco A Little More Blue, que foi buscar o nome a uma canção que Caetano Veloso escreveu em Londres, em 1971. O disco de estreia de Maria é uma colecção intimista de temas de Caetano, Chico Buarque e outros autores brasileiros. Cantadas com sotaque e em arranjos muito diferentes dos originais. Entrevista com Manuela Paraíso, para ouvir em 90.4 fm, domingo, às 14.10.

Discofonia


Foto de Rodrigo Amado

Era uma conversa que estava prometida há meses, pelo menos desde que Sassetti apresentou no Teatro São Luís o seu projecto, livro e disco, Unreal: Sidewalk Cartoon. Os espectáculos com base no projecto aconteceram em Dezembro de 2006 mas, de lá para cá, Bernardo Sassetti não parou: voltou ao São Luís para um recital de poesia, com Beatriz Batarda, compôs música para a peça Dúvida, em cena no Maria Matos, e tem tocado muito ao vivo, de norte a sul. Agora quer dedicar-se ao jazz que já começou a tocar lá por fora há muito.

Com Mafalda Costa
Sábado-19h/ Domingo- 21h/ Segunda- 20h

100% Francês



Les Enfoirés é um colectivo que existe desde 86, com personalidades públicas e músicos. O disco mais recente é de 2005 e está em destaque esta semana. Outras canções, para recordar: Ray Charles de Michel Jonasz ou L'Air du Temps de Vanessa Paradis. Se quiser saber o que ouviu só tem que enviar um e-mail para rmatos@radioeuropa.fm.

Com Ricardo de Matos
Sábado- 13h/Domingo-15h

12 abril 2007

A jazzar...



... pelo país fora. O In Jazz- Festival Itinerante de Jazz circula entre Montemor-o-Velho, Beja e Évora, até ao final de Abril. Fim-de-semana com duas formações: Carlos Martins (saxofone) e seu 4teto, com André Fernandes (guitarra), Nelson Cascais (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria). Sexta, 13, em Montemor-o-Velho, e sábado, 14, em Beja.
E Marta Hugon, com Filipe Melo (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e André Sousa Machado (bateria): sexta, 13, em Beja, sábado, 14 em Montemor-O-Velho.

Em Lisboa e arredores, as noites também prometem ser longas: no Hot Club está o Vertigo Quintet, do trompetista checo Oskar Torök, com Marcel Barta (sax soprano, clarinete baixo), Vojtech Prochazka (piano), Rastislav Uhrik (contrabaixo) e Daniel Soltis (bateria). Música inspirada em Debussy, T. Monk, C. Mingus, M. Davis, mas também em Bill Frisell, John Zorn e Radiohead. Até sábado, na Praça da Alegria, às 23h.

Na Galeria Zé dos Bois, Bairro Alto, o saxofonista Rodrigo Amado apresenta um novo quarteto, com Manuel Mota (guitarra), Hernâni Faustino (contrabaixo) e Peter Bastiaan (bateria). 6ª, 13, às 23h, na noite a que a ZDB chama the scene is now.

No Casino Estoril, Angelina canta os standards do seu Jazz Feelings, disco de estreia, acompanhada por João Maurílio (piano), Artur "Jumbo" Freitas (saxofone), Cícero Lee (contrabaixo) e Jorge Lee (bateria). Às 23h, 6ªf, 13.

E no Be Jazz Café, do Barreiro, 6ªf, 13, pertence ao colectivo do pianista João Falcato, com Rodolfo Neves (trompete), Joel Silva (bateria) e Sebastian Sheriff (percussão). Às 23h.

Descubra as Diferenças

Opinião livre e contraditório, esta semana, sobre:

A entrevista de Sócrates à RTP e as dúvidas que sobram, o papel da ERC, os casos dos jornais, a atitude de João Marcelino e o DN novo que vem aí;
As faces da verdade: o acórdão do Supremo Tribunal de Justiça condena o jornal Público por noticiar as dívidas do Sporting; o Procurador-Geral da República diz que nada está na mesa sobre uma possível investigação aos diplomas da Independente
4 anos de EUA no Iraque... e ao Irão, será que sempre irão?
Aborto: lei promulgada com carta de sugestões de Cavaco Silva e críticas cruzadas de Ribeiro e Castro, BE e PCP.
Timor-Leste: depois das eleições presidenciais será que vai haver finalmente estabilidade no território?

Debatem Paulo Pinto Mascarenhas, Pedro Marques Lopes e Rodrigo Moita de Deus, com a imoderação de Antonieta Lopes da Costa.

6ª-19h/Domingo-11h /19h
descubraasdiferencas@radioeuropa.fm

Biblioteca Virtual



Humanista é palavra que assenta como uma luva a Philippe Claudel, escritor francês, nascido em 62. Philippe Claudel é autor de Almas Cinzentas e de A Neta do Senhor Linh, entre vários outros livros. A história deste último é simples: o Sr. Linh e o sr. Bark encontram-se todos os dias num banco de jardim. Não falam a mesma língua mas isso não os impede de construirem uma amizade profunda. Um conto comovente, para a Elza Gonçalves, e que oferecemos esta 6ªf.

Com Elza Gonçalves
6ª-10.35/15.15/ 20.15
Domingo-12.35/16.35

10 abril 2007

Biblioteca Virtual



O livro que a Elza Gonçalves nos traz amanhã resulta de uma tese de mestrado de Teresa Cunha, socióloga nascida em Angola e formadora nos Centros Europeus de Juventude do Conselho da Europa. O objectivo da autora foi dar voz às mulheres timorenses na actual fase de construção de Timor-Leste, após 24 anos de guerra. Entrevista para ouvir em 90.4 fm.

Com Elza Gonçalves
4ª-10.35/15.15/20.15

Europa Entrevista



Amanhã voltamos a ouvir António Câmara, director geral da YDreams e Prémio Pessoa 2006. Em cima da mesa, que é como quem diz, ao microfone da Mónica Peixoto, estão questões como as vantagens que a inovação e as novas tecnologias, em especial do mundo virtual, podem trazer ao mundo real.

Com Mónica Peixoto
4ª-19h/Sábado-18h

09 abril 2007

Fio de Prumo



Independentemente de tudo o resto: os azares de Sócrates, não o pensador mas o Primeiro-Ministro... pano para mangas!
Com Helena Sacadura Cabral
3ª-8.35/10.20/20.50
5ª- 18.50
Sábado- 12.10/ Domingo- 20.15

08 abril 2007

Voz vintage



Vem da Holanda, com os cigarros e o whiskey. Rommy Halifax é um crooner, à maneira de Sinatra, e está em Lisboa para apresentar Vintage, um disco de clássicos do American Song Book. Tem cantado em festivais internacionais mas continua a preferir os pequenos clubes. Em Lisboa vai estar ao vivo no Hot Club, 3ª, 10 Abril, às 22h, no Onda Jazz, 4ª, 11, às 23h e no BBC, Belém Bar Café, 6ª, 13 Abril, às 23h.

Rommy Halifax conversa com a Manuela Paraíso em 90.4 fm: 3ª, às 18h. E ao longo da semana vamos ouvir o disco e ter convites para oferecer...

3W's



Entre curiosidades como lavar o automóvel sem água, em www.waterless.pt, ou aceder ao seu PC onde quer que esteja, em www.gotomypc.com, o 3W's desta semana também nos fala de aprendizagem infantil, em www.gymboree.pt.
Quanto às rubricas da semana que passou, pode ouvi-las quando quiser, em 3W's Podcast, aqui ao lado.

Com Paulo Lázaro
2ª a 6ª-11.40/14.50/18.50

05 abril 2007

Discofonia



Luis Villas-Boas é conhecido de quase todos: fundou o Hot Clube de Portugal, o Cascais Jazz em 1971, gravou e emitiu em rádio a primeira jam-session de músicos portugueses. Até hoje não existia um livro que lhe seguisse o percurso e que reunisse, num só volume, entrevistas e artigos que ajudam a perceber por que foi admirado e criticado. O Jazz segundo Villas-Boas é um trabalho de João Moreira dos Santos, crítico e divulgador de jazz, que nos vem falar de Luis Hot, como lhe chamava José-Augusto França, que assina o prefácio. De Luis e do jazz, claro.

Com Mafalda Costa

Sábado-19h/Domingo- 21h/ Segunda-20h

100% Francês



Olivia Ruiz é uma das grandes vencedoras dos prémios Victoires de la Musique 2007, os mais importantes em França: recebeu não só o prémio de melhor intérprete, como o de melhor espectáculo musical. O seu novo disco tem o inspirado título de La Femme Chocolat e inclui uma parceria com Christian Olivier, dos Têtes Raides. É destaque esta semana, bem como o dueto de Ismael Lo e Souad Massi, em Noirs et Blancs, e Les papillons de Thomas Fersen, o músico que mais canções tem dedicado aos animais. Canções inspiradas, bem entendido.

Com Ricardo de Matos

Sábado-13h/Domingo-15h

Descubra as Diferenças

Em debate esta semana: a denúncia de pressões do Governo e de José Sócrates à comunicação social, por parte do PSD- estará o poder político em vias de determinar o que é, ou não, notícia? Fala-se ainda das presidenciais francesas e da nova vantagem que Sarkozy apresenta sobre Ségolène em sondagens recentes; do caso dos prisioneiros britânicos no Irão e do Aborto: Cavaco Silva deixa passar o prazo para submeter a legislação ao Tribunal Constitucional, com reacções acaloradas do CDS e PSD.

O quarteto da semana é composto por Antonieta Lopes da Costa, Paulo Pinto Mascarenhas, Laura Abreu Cravo e Pedro Mexia.

6ª-19h/ Domingo-11h e 19h
descubraasdiferencas@radioeuropa.fm

Biblioteca Virtual



Dorothy Parker (1893- 1967) é uma das autoras norte-americanas mais apreciadas pelos seus pares. Feminista, poetisa, contista, célebre pelo seu sentido de humor, revelou-se na revista The New Yorker no final dos anos 20. Em português são agora publicados pela Relógio d'Água mais de uma quinzena dos seus contos. Contos é o livro que temos para oferecer amanhã, 6ª, 6 Abril.

Com Elza Gonçalves

6ª- 10.35/15.15/20.15

04 abril 2007

Ao vivo...



Guida de Palma está em Lisboa, para apresentar o seu projecto Jazzinho, com muita soul, muito funk e algum jazz também. Numa palavra: groove, que é o que vai sentir-se ao vivo, no Onda Jazz, amanhã às 23h, e no Music Box, na 6ª, 6 Abril, às 23.30. Jazzinho já tem 2 discos: Jazzinho e Atlas, o segundo com produção do brasileiro Ed Motta.
Antes dos concertos, Guida de Palma vem à rádio falar um pouco do novo Atlas e do seu percurso. Para ouvir amanhã, às 10.35 e às 20.10, em 90.4 fm.

Mas em vésperas de fim-de-semana de Páscoa há outros concertos em Lisboa: o quinteto do contrabaixista Nelson Cascais está ao vivo no Hot Club, entre amanhã, 5ª f, e sábado, 7 Abril, sempre a partir das 23h. No quinteto tocam Pedro Moreira (sax tenor), Jeffery Davis (vibes), André Fernandes (guitarra) e Bruno Pedroso (bateria).

Last but not least, na 6ª, 6 Abril, o Maxime abre as portas a JP Simões e ao seu 1970. Em palco, com JP Simões, vão estar Sérgio Costa (piano, flauta, melódica), Tomás Pimentel (fliscórnio, piano), Miguel Nogueira (guitarra eléctrica), João Baptista (baixo) e Rui Alves (bateria). A convidada especial é Luanda Cozetti, dos Couple Coffee. O início do concerto está marcado para as 23h. Bons concertos!

Europa Entrevista



A questão da imigração é apontada como uma das prioridades da presidência portuguesa da União Europeia, a partir de 1 de Julho. Por isso, mais uma vez, vale a pena perguntar: a Europa precisa de uma política comum de imigração? E Portugal é um bom país de acolhimento para os imigrantes? A estas e outras perguntas responde Rui Marques, Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas.

Com Mónica Peixoto

4ª-19h/ Sábado-18h

03 abril 2007

Biblioteca Virtual



O lisboeta Rómulo de Carvalho foi professor, pedagogo, divulgador científico, historiador e poeta. Como António Gedeão publicou Movimento Perpétuo, Teatro do Mundo e Máquina de Fogo. Mas o que nos interessa esta semana é a sua faceta de historiador da ciência. E, nessa área, são muitos os seus estudos, da História da Fotografia à História do Telefone, passando pela História dos Balões. É uma edição da Relógio d'Água.

Com Elza Gonçalves
4ª e 6ª- 10.35/ 15.15/ 20.15

02 abril 2007

Fio de Prumo

Lembra-se de um anúncio de televisão que mostrava um menino à porta de um prédio? Dizia o seu nome a um colega da escola mas, pelo intercomunicador, o amigo não conseguia lembrar-se dele. Até que o menino diz, finalmente: "Sou eu, o gordo".

É o tema da semana: o problema da obesidade infantil, cada vez mais presente, também entre nós.

Com Helena Sacadura Cabral
3ª- 8. 35/ 10.20/ 20.50
5ª- 18.50
Sábado- 12.10/ Domingo- 20.15

01 abril 2007

E finalmente... o podcast!



Dizia o Luiz Villas-Boas que o jazz é como a metereologia, com dias bons e dias maus. Um dia bom, para nós, e sobretudo para quem segue fielmente o 3W's do Paulo Lázaro é saber que, a partir de agora, pode ouvir cada uma das rubricas quantas vezes quiser. E à hora que quiser. Está tudo em 3wseuropalisboa.podOmatic.com.

Esta semana, por exemplo, vamos até ao Museu da Luz, um museu de memória e identidade, saudamos o Burro em Reserva de Burros e fazemos as malas para a viagem da Páscoa, com Alma de Viajante. Tudo em 90.4 fm, ao longo da semana. E em podcast ao fim-de-semana.