30 março 2007

Biblioteca Virtual



Dizem os especialistas que é a mais moderna de todas as peças gregas. A tragédia de Sófocles foi representada no ano 409 A.C. e é um estudo psicológico de uma personagem abandonada numa ilha deserta por Agamémnon, Menelau e Ulisses, depois de ser mordida por uma serpente venenosa. A edição da Cotovia tem introdução e tradução de Frederico Lourenço.

Com Elza Gonçalves
6ª- 10.35/15.15/20.15
Sábado- 12.35/ 16.35

Discofonia



Filipe Melo tem 30 anos, produziu e realizou aquele que é considerado o primeiro filme de terror português, I'll See You in My Dreams. O cinema é uma paixão, mas o piano vem primeiro. Lançou o seu primeiro disco em 2006, Debut, em trio com Bernardo Moreira (contrabaixo) e Bruno Santos (guitarra). Para a Gulbenkian dirigiu o espectáculo No Mundo do Jazz, um concerto encenado que pode ser visto na Sala Polivalente do CAM até domingo, 1 de Abril.

Com Mafalda Costa

Sábado- 19h/Domingo- 21h/Segunda- 20h

100% Francês



Aos 73 anos, o cantor que escreveu canções para Piaf, Juliette Gréco e "Aye mourir pour toi" para Amália, volta a gravar um disco de originais: Colore ma vie está em destaque esta semana. Ouvimos ainda, recentes, discos de Vincent Delerm, Les Piqûres d'Araignée, e dos Holden, Chevrotine. E recordamos Ute Lemper e Francis Cabrel. Outras vozes completam o menu, como sempre. Se quiser saber o que ouviu, basta contactar o anfitrião: rmatos@radioeuropa.fm.

Com Ricardo de Matos
Sábado- 13h/ Domingo- 15h

29 março 2007

Descubra as Diferenças



Esta semana o primeiríssimo dos temas é o segundo aniversário da revista Atlântico. No primeiro ano teve direcção de Helena Matos, agora é Paulo Pinto Mascarenhas que toma as decisões. Parabéns Atlântico!
Depois fala-se da vitória de Salazar no concurso "Grandes Portugueses" da RTP, da prestação de Odete Santos em defesa de Álvaro Cunhal, da saída de Maria José Nogueira Pinto do CDS/PP e, sobretudo, da Câmara Municipal de Lisboa, assim como dos 50 anos de uma Europa com "falta de viagra" e do caos na Universidade Independente. Promete.

Debate com Paulo Pinto Mascarenhas, Pedro Lomba e João Pereira Coutinho. A imoderação é de Antonieta Lopes da Costa.

6ª- 19h/ Domingo-11h e 19h
descubraasdiferencas@radioeuropa.fm

É da Primavera, com toda a certeza....



... porque são tantos os concertos que é difícil acompanhar... A norte, em Gaia, começa esta noite um novo festival internacional de jazz, o Jazz n' Douro. E porque o cartaz não diz tudo, aqui vai: o concerto de Maria João é o primeiro de uma digressão para rodar pelos palcos o novo trabalho solo da cantora, João, com edição marcada para Abril. Em palco, com Maria João, vão estar Eleonor Picas (harpa), André Fernandes (guitarra), Cláudio Ribeiro (guitarra e voz), Yuri Daniel (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria).

Amanhã, 6ª, é noite de Bernardo Sassetti em trio, com Carlos Barretto (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria) e do quarteto do trompetista Eddie Henderson, que aprendeu com Armstrong e um dia, ainda jovem, disse a Miles Davis: "Você não toca correctamente". Miles acabou por se tornar a grande referência de Henderson, que lhe dedicou, em 2002, o disco So What. Com Eddie Henderson tocam Isaac Turienzo (piano), Miguel Angel Chastang (contrabaixo) e Paulo Bandeira (bateria).

O festival encerra no sábado, 31, com o quinteto de Tito Pascoal, um baterista de 12 anos, considerado uma revelação e que gravou recentemente o seu primeiro disco, Walk the Walk, e com o quarteto de Toni Solà, saxofonista tenor de Barcelona, que vai partilhar o palco com o sax tenor norte-americano Scott Hamilton. A parceria existe em disco, Eight Reasons to Listen to It e em Gaia tocam com Gerard Nieto (piano), Ignasi Gonzelez (contrabaixo) e Esteve Pí (bateria).

Em Lisboa, o Maxime recebe esta noite o projecto Microméchant de Norberto Lobo (guitarra), João Lobo (bateria), Ana Araújo (piano/ electrónica) e Marco Franco (electrónica). Às 23h. E amanhã, 6ª, também no Maxime, os Balla de Armando Teixeira voltam ao seu recente A Grande Mentira. Sempre às 23h, Praça da Alegria.

Na Restart, Parque das Nações, os Hipnótica apresentam hoje o novíssimo New Communities for Better Days, com entrada livre mas só para quem chegar a horas. 22.30.
E no São Jorge a noite de hoje é de Sal, o novo projecto do guitarrista José Peixoto, com Fernando Júdice (baixo), Ana Sofia Varela (voz) e Vicky (percussão). Às 22h.
Bons concertos!

"A Filha Rebelde"



No Teatro Nacional Dona Maria II está em cena uma adaptação dramatúrgica do livro A Filha Rebelde, uma biografia de Annie Silva Pais, a filha do último director da PIDE, que trocou o Estado Novo pela Revolução Cubana.

Esta 5ª 29, José Pedro Castanheira, jornalista e co-autor do livro, e a actriz Ana Brandão, protagonista da peça, conversam com a Manuela Paraíso. Às 18h, em 90.4 fm.

28 março 2007

Gulbenkian no mundo do Jazz



Marta Hugon (voz), João Moreira (trompete), Bernardo Moreira (contrabaixo), Filipe Melo (piano) e Rui Alves (bateria) são os músicos, Miguel Rimbaud, o actor. Juntos levam à cena, só com música, que a palavra não faz falta para nada, o mundo do jazz. A direcção musical é de Filipe Melo, a direcção cénica de José Caldas.

O concerto encenado de descoberta do jazz vai ter lugar no CAM da Gulbenkian, entre 5ª 29 e domingo, 1 Abril, em vários horários. Foi pensado para crianças entre os 5 e os 13 anos, mas a Catarina Ruivo já assistiu a um concerto e conta-nos por que estamos todos convidados.
Para ouvir amanhã, em 90.4 fm, às 10.20, 16.15 e 20.15 e durante os próximos dias.

Jazz ao vivo







O Quarteto de Jorge Reis (na foto) toca mais logo, no Hot Club. Com o saxofonista tocam André Fernandes (guitarra), Demian Cabaud (contrabaixo) e João Lencastre (bateria). Esta noite, apenas, no nº 39 da Praça da Alegria, às 23h.




De regresso a Lisboa, Lenine pernambucano vem apresentar o seu Acústico MTV, um disco que percorre alguns momentos de um percurso que já soma mais de 20 anos. O concerto tem lugar esta noite no Teatro Tivoli, às 22h.

Amanhã, 5ª, 29, também já há planos: a partir das 23h, no Hot Club, toca o trio do guitarrista Nuno Ferreira, com Nelson Cascais (contrabaixo) e João Silvestre (bateria). O guitarrista tem residência no Hot Club, com o seu trio, até sábado, 31 de Março. Às 23h.

27 março 2007

Europa Entrevista



A nova lei do tabagismo já foi aprovada e irá ser discutida em breve na Assembleia de República. Para muitos fumadores, a notícia de que a lei poderá entrar em vigor antes do Verão é uma má notícia. Para Luís Rebelo, médico e presidente da Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo, quanto mais cedo, melhor.

Com Mónica Peixoto
4ª- 19h/ Sábado-18h

Biblioteca Virtual



Esta é uma semana consagrada ao clássico de Dostoiévksi, o livro que alguns consideram o melhor do escritor russo. História de obsessões, sem final feliz.

Com Elza Gonçalves
4ª e 6ª-10.35/ 15.15/ 20.15

26 março 2007

Fio de Prumo

A violência é o tema da semana: a violência latente, a violência escondida entre quatro paredes ou à vista de todos, na rua, nas escolas e nos media. Estaremos, de facto, num país cada vez mais violento? E porquê?

Com Helena Sacadura Cabral
3ª- 8.35/ 10.20/ 20.50
5ª- 18.50

e no fim-de-semana:
Sábado-12.10/ Domingo- 20.15

25 março 2007

"O Jazz segundo Villas-Boas"



Segunda, 26 de Março, é o dia em que Luís Villas-Boas faria 83 anos. O aniversário é marcado com um concerto, no São Luís, que vai ter a presença de André Sousa Machado, Bernardo Moreira, Carlos Martins, Filipe Melo, Laurent Filipe, Mário Laginha e Maria João, entre muitos outros músicos. A lotação está esgotada há muito mas, para quem não desiste facilmente... o início está marcado para as 22h, no Jardim de Inverno.

A outra prenda de aniversário para Luís Villas-Boas, e para todos os que gostam de jazz, é a apresentação do livro de João Moreira dos Santos, O Jazz segundo Villas-Boas, antes do concerto. A primeira obra sobre o fundador do Hot Club e primeiro grande divulgador do jazz em Portugal tem edição da Assírio e Alvim, prefácio de José-Augusto França e posfácio de George Wein, fundador do Newport Jazz Festival.

24 março 2007

Domingo com Jazz... e não só



Depois de T. Monk e de H. Hancock, de Gustav Mahler e Richard Wagner, das Goldberg Variations, do funk do Rio de Janeiro e da electrónica, Uri Caine, o pianista de Filadélfia, dedica-se a Mozart e regressa a Portugal. E ainda bem. Vem muito bem acompanhado, com Joyce Hammann (violino), Michael Formanek (baixo), Ralph Alessi (trompete), Chris Speed (clarinete) e Jim Black (bateria). Concerto às 22h, na Casa da Música, amanhã, domingo.

Em Lisboa, a Associação O Bacalhoeiro, na Rua dos Bacalhoeiros, entre a Baixa e o Largo das Cebolas, toca amanhã, incansável, o quinteto Wishful Thinking, com Alípio C. Neto (saxofone), Johannes Krieger(trompete), Alex Maguire (piano), Ricardo Freitas (baixo eléctrico) e Rui Gonçalves (bateria), que contribuem para as 10 composições do seu primeiro disco. O concerto começa às 19.30, domingo.

23 março 2007

100% Francês



Mais uma edição com discos novos, como o de Henri Salvador, um veterano da chanson e um eterno apaixonado pela bossa. Révérence é a primeira parte de uma trilogia que o cantor vai dedicar à canção francesa, ao blues e à música cigana. Emissão pontuada ainda com vozes de Dominique A, da jovem Saya, e de Souad Massi.

Com Ricardo de Matos
Sábado- 13h/ Domingo- 15h

Um Abrigo na Terra: Paul Bowles



A partir da próxima 2ª, 26, o CCB dedica uma semana inteira ao escritor, compositor e viajante norte-americano Paul Bowles, que viveu em Marrocos durante 52 anos. Do ciclo fazem parte a exibição de vários filmes, como Night Waltz e The Sheltering Sky/ Um Chá no Deserto, de Bertolucci, mas também haverá uma exposição com as fotografias que Daniel Blaufuks fez do escritor, uma instalação sonora e recitais. A antecipar esta semana consagrada ao autor de O Céu que nos Protege, a Manuela Paraíso recebe hoje na rádio o comissário deste ciclo, Fernando Luís Sampaio. Para ouvir, em 90.4 fm, a partir das 18h.

Discofonia



João Branco Kyron dá a cara e a voz pelos Hipnótica e vem à rádio falar do novo disco do grupo, New Communities for Better Days. O 4º disco do colectivo lisboeta quer elogiar as novas comunidades virtuais e nós queremos saber mais. O concerto de apresentação deste novo trabalho vai ter lugar na Restart, Cais Português (junto ao Pavilhão de Portugal), Parque das Nações. Às 22.30 de quinta-feira, 29 de Março.

Discofonia com Mafalda Costa

Sábado- 19h/Domingo- 21h/ Segunda- 20h

22 março 2007

Descubra as Diferenças

Inevitavelmente, esta semana, debate-se a "crise" do CDS/PP. Debate-se ainda a SONAE, a propósito da sucessão de Belmiro de Azevedo na direcção da empresa, a OTA e o mais recente relatório que o ministro da tutela diz ser "adaptável"- estará o aeroporto a transformar-se no calcanhar de Aquiles de José Sócrates?- e ainda os regulamentos militares versus justiça "civil", ou como as intervenções públicas das chefias levam o Ministro da Defesa a determinar versão soft da "lei da rolha".

A canção-dedicatória é surpresa por enquanto, mas irá para uma figura em destaque na semana.
Quanto ao quarteto, e pela primeira vez, estão em estúdio duas mulheres e dois homens: Laura Abreu Cravo (revista Atlântico), Paulo Pinto Mascarenhas e Rodrigo Moita de Deus. A imoderação é de Antonieta Lopes da Costa.

Descubra as Diferenças
6ª- 19h/ Domingo- 11h e 19h

De Norte a Sul... jazz!

Por estes dias não há mesmo desculpa, o jazz está ao vivo de Braga ao Algarve.

No segundo fim-de-semana do BragaJazz 2007, já esta noite, às 21.30, o Theatro Circo recebe o projecto Lokomotiv do contrabaixista Carlos Barretto, com Bernardo Sassetti (piano), Mário Delgado (guitarra), José Salgueiro (bateria), João Moreira (trompete) e Hugo Menezes (percussionista convidado).
Amanhã, 6ª 23, é convidado o Trio do pianista Jamie Saft, com Greg Cohen (contrabaixo) e Ben Perowsky (bateria), que tem colaborado com os Groove Collective e Marc Ribot, entre outros. Para a Tzadik, de John Zorn, o trio de Jamie Saft já gravou Astaroth, para a música do quarteto Masada e Trouble, sobre temas de Bob Dylan. Às 21.30, no Theatro Circo.
O festival termina no Sábado, com o Quarteto de Bunky Green, um concerto aguardado na justa medida em que o saxofonista norte-americano esteve mais de 10 anos sem gravar nenhum disco. Com Eric Legnini (piano), Franck Agulhon (bateria) e Mathias Allamane (contrabaixo), o saxofonista de Chicago vem tocar Another Place, o registo que a Label Bleu editou em 2006.

Em Alcobaça prossegue o In Jazz- Jazz em Português, desta vez com o trio TGB: Sérgio Carolino (tuba), Mário Delgado (guitarra), Alexandre Frazão (bateria). O concerto começa às 22h de Sábado, 24, no Cine-Teatro de Alcobaça, e esperam-se já coisas novas...



Em Lisboa, o Wishful Thinking está em residência no Hot Club, ainda 6ª, e Sábado, sempre às 23h.

E a propósito de livros...



O recente estudo de Jorge Vala (especialista na área da Psicologia Social) e Anália Torres (socióloga) analisa o que há em comum, o que existe de diferente, e o que tem mudado na Europa em campos como as classes sociais, os valores e as estruturas familiares, entre outras questões. É uma edição da Imprensa Ciências Sociais e é o livro que vamos oferecer amanhã.

Biblioteca Virtual com Elza Gonçalves
4ª e 6ª- 10.35/ 15.15/ 20.15

Lídia Jorge em Entrevista



O novo romance de Lídia Jorge (em caricatura de Vasco, tirada daqui) é apresentado hoje na Casa Fernando Pessoa, por Manuel Maria Carrilho. Combateremos a Sombra tem como personagem principal um psicanalista, Osvaldo Gomes, que "conhece os segredos profundos dos outros e não os pode revelar", como disse a escritora à revista Visão. Um livro com edição da Dom Quixote, com lançamento marcado para esta noite, às 21.30. Antes, nos 90.4 fm, podemos ouvir a escritora em entrevista a Andreia Lago, a partir das 18h.

21 março 2007

Ao vivo...



Amanhã há mais uma noite de jazz no eixo Praça da Alegria- Bairro Alto: o quinteto do contrabaixista Demian Cabaud, na foto, é composto por Jorge Reis (saxofone), Pedro Moreira (sax tenor), André Fernandes (guitarra) e André Sousa Machado (bateria). Toca ao vivo amanhã, 22, no Maxime, às 23h. Depois do concerto, Pedro Gonçalves (L.I.P. /Dead Combo) faz o gosto aos dedos, mas como MD (Mete Discos), que é diferente de DJ...

No Hot Club, ali ao lado, há outro quinteto ao vivo, o Wishful Thinking, com Alípio C. Neto (sax tenor), Johannes Krieger (trompete), Alex Maguire (piano), Ricardo Freitas (baixo eléctrico) e Rui Gonçalves (bateria). 23h, no 39 da Praça da Alegria.

E no Bairro Alto toca o trio da cantora Maria João Matos, com José Soares (guitarra) e Gustavo Roriz (contrabaixo). Às 23h, no Bar Catacumbas.

Disco SMS



Overseas é o projecto de Eivind Opsvik, baixista e compositor norueguês, há alguns anos a viver em Nova Iorque. O núcleo duro é composto por Eivind, Tony Malaby (saxofone tenor), Jacob Sacks (piano, orgão) e Kenny Wollesen (bateria). Ao longo das 3 partes do projecto Overseas (que já tem 2 discos editados, o terceiro é esperado em Abril deste ano), Eivind tem convidado vários outros músicos: Gerald Cleaver (bateria), Craig Taborn (Hammond) e Dan Weiss (bateria, tablas)- que tem um disco recente editado na nossa Tone of a Pitch- são alguns dos que colaboram no disco acima, o primeiro de todos.

Para comprar este disco via SMS, nada mais fácil: basta mandar uma mensagem para o 3666, recebendo depois uma mensagem com a indicação de: entidade, referência, montante para pagamento em qualquer multibanco. 3 dias depois recebe o disco em casa. Lembramos que a cada disco corresponde um código - 146, para Overseas- e que cada sms tem um custo de 35 cêntimos com IVA incluído. Para se decidir, o melhor é ouvir o disco na rádio...

20 março 2007

Ao vivo...



É um colectivo de peso: Hugo Menezes, Bernardo Sassetti, Mário Delgado, Carlos Barretto, José Salgueiro e João Moreira apresentam In Loko, um projecto que pode ir do jazz à electrónica, ou do jazz ao rock, numa linguagem que querem transgressora. Por isso, dizem, de "Jimi Hendrix a Stockhausen, tudo é permitido." Música para todos, como está no cartaz, às 23h, no Onda Jazz.

À mesma hora, mas no Cais do Sodré, toca o projecto Sweet Violence, incluído nas quartas dedicadas ao New Jazz from Lisbon. São 4 músicos num diálogo que promete: Vítor Rua (guitarra eléctrica de 8 cordas), Marco Franco (bateria e electrónicas), Flak (guitarra eléctrica) e Cláudia (voz). 23h, MusicBox.

Europa Entrevista



Dias antes da comemoração dos 50 anos do Tratado de Roma (25 Março), a Mónica Peixoto entrevista Margarida Marques, directora da Representação da Comissão Europeia em Portugal. Em conversa, temas como as comemorações, o que se espera da Declaração de Berlim e o futuro da Europa Comunitária.

Europa Entrevista com Mónica Peixoto
4ª- 19h/ Sábado- 18h

Da poesia, da árvore, da floresta



Amanhã é dia mundial da poesia e embora, por aqui, nos saiam por vezes algumas rimas imprevistas (porque não precisamos de um dia mundial para gostar de poesia), decidimos juntar-nos à celebração. Oferecemos poemas, amanhã, no início de cada hora. Não os nossos mas os de bons poetas portugueses. Que é dia de poesia, dia mundial do sono e da infância, da floresta e da árvore. Um dia assim... não se desperdiça!

Alexandre O'Neill



O' Neill (Alexandre), moreno português,
cabelo de asa de corvo; da angústica da cara,
nariguete que sobrepuja de través
a ferida desdenhosa e não cicatrizada.
Se a visagem de tal sujeito é o que vês
(omita-se o olho triste e a testa iluminada)
o retrato moral também tem os seus quês
(aqui, uma pequena frase censurada...)
No amor? No amor crê (ou não fosse ele O' Neill!)
e tem a veleidade de o saber fazer
(pois amor não há feito) das maneiras mil
que são a semovente estátua do prazer.

Mas sofre de ternura, bebe de mais e ri-se
do que neste soneto sobre si mesmo disse...

O' Neill, Auto-Retrato

No dia mundial da poesia, a Elza Gonçalves recorda o poeta, através do livro de Poemas Dispersos, com edição da Assírio e Alvim.

Biblioteca Virtual
4ª e 6ª- 10.35/ 15.15/ 20.15

A Europa



Estará a Europa em regressão? Existe o risco de sermos dominados, enquanto europeus, pelos Estados Unidos? O alargamento da União Europeia e suas consequências.

Fio de Prumo com Helena Sacadura Cabral
3ª - 8.35/ 10.35/ 20.50
5ª- 18.50

19 março 2007

Cinema Alemão



Começa hoje o 4º Festival de Cinema Alemão, no Goethe Institut, Campo Mártires da Pátria. Uma mostra que nos traz cinema recente e premiado, entre o documentário e a ficção. As honras de abertura são para The Short Life of José António Gutierrez, sobre o primeiro soldado norte-americano que morreu na Guerra do Iraque. O documentário percorre a sua vida, desde os tempos de "criança de rua" na Guatemala até à chegada aos Estados Unidos. Heidi Specogna, realizadora, vai apresentar este seu filme, que ganhou o prémio de Cinema Suíço para Melhor Documentário 2007. Sessão às 19h.

Amanhã há duas sessões: The Red Cockatoo, de Dominik Graf, sobre a relação de duas mulheres e as suas actividades políticas subversivas na RDA de 1961, às 19h. Às 21.30 é exibido Ghosts, de Christian Petzold, um drama em que se cruzam os percursos de 3 mulheres, na cidade de Berlim (prémio da crítica de cinema alemã em 2005). No Goethe Institut.

Agnès Jaoui, em português e em espanhol



É actriz, realizadora, argumentista e assinou um dos grandes filmes franceses dos últimos tempos: O Gosto dos Outros, vencedor do César para melhor argumento, em 2001. Há pouco tempo soubemos que tem um interesse muito especial pela música latina e que estava a preparar um disco. Esta noite, em concerto, Agnès Jaoui apresenta finalmente Canta, um disco que teve como ponto de partida o espectáculo Histórias de Amor, na Primavera de 2005. Com colaborações de Mísia, Maria Bethânia e Vincent Ségal (violoncelista), Canta tem son, tem fado, boléro, bossa e flamenco. O concerto é às 21h, no IFP, Av. Luís Bívar, 91.

18 março 2007

For U Ward, Março 2007



O saxofonista Ken Vandermark toca por duas vezes, na 3ª edição do For U Ward III, um festival que já trouxe a Lisboa músicos como Joachim Kühn ou Louis Sclavis. Na agenda estão marcados 3 concertos: Carlos Zíngaro (violino) e Ken Vandermark (clarinete, sax barítono), no domingo, 19, na loja da Trem Azul, Rua do Alecrim, às 18.30.

No CCB, segunda às 21h, toca aquele a que Pedro Costa, o programador do festival, chama "super-grupo": Ken Vandermark (clarinetes, sax barítono), Magnus Broo (trompete), Adam Lane (contrabaixo) e Paal Nilssen-Love (bateria).

Finalmente, de novo na Rua do Alecrim, a loja da Trem Azul acolhe o Wishful Thinking, quinteto com o brasileiro Alípio C. Neto (saxofone tenor), o alemão Johannes Krieger (trompete), o irlandês Alex McGuire (piano) e os portugueses Ricardo Freitas (baixo eléctrico) e Rui Gonçalves (bateria). Às 20h, terça, 20.

16 março 2007

100% Francês



Dick Annegarn nasceu na Holanda mas é dos cantores-compositores mais emblemáticos da Bélgica. As suas canções foram motivo para um disco-tributo, Le Grand Dîner, com músicos como Mathieu Boogaerts, Thomas Fersen, Sanseverino ou Arthur H. É um destaque esta semana. Outros são Quand le jazz entre en lice, de Isabelle Antena e Samba de mon coeur qui bat, da jovem Coralie Clément, a irmã mais nova de Benjamin Biolay. Um programa feliz, portanto.

Com Ricardo de Matos
Sábado- 13h/ Domingo- 15h

Ao vivo...



A Orquestra de Jazz de Matosinhos desce amanhã a Almada, depois do concerto desta noite no Porto. O concerto vai ter como repertório a música composta pelo trompetista, compositor e arranjador Thad Jones, e conta com 3 convidados: Rich Perry (sax tenor), Nick Marchione (trompete) e John Riley (bateria), todos músicos da Village Vanguard Orchestra, de Nova Iorque. Teatro Municipal de Almada, às 21.30.

Lisboa-Maputo-Berlim é o projecto que sobe amanhã ao palco do Grande Auditório do CCB. Entre o continente europeu e o africano, as pontes musicais surgem pela colaboração de 5 músicos: Céline Rudolph, cantora alemã, João Gomes (teclados, samples), Gogui (baixo, voz), Ruben Alves (piano, acordeão) e Chico Fernandes (bateria, percussão). O repertório é verdadeiramente para o mundo, com música de Mozart, Beethoven ou Thelonious Monk. Este é o primeiro de 9 concertos que o grupo vai dar, na Europa, Brasil e África, e que poderão dar origem a um disco. No palco, amanhã à noite, vão estar ainda Costa Neto (guitarra), Mick Trovoada (percussão), Kalaf (voz), que colabora em 4 temas, e Galissa (korá). Às 21h, no CCB.

E amanhã ainda, na Praça da Alegria, tocam os Dead Combo, de Tó Trips e Pedro Gonçalves (contrabaixista dos Lisbon Improvisation Players). No Maxime, a partir das 23h.

Etiquetas:

Radicais Livres



António Pinho Vargas, compositor, e José Júlio Lopes, fundador da OrquestrUtópica, estiveram ontem na rádio, para falarem do ciclo de concertos Radicais Livres, que decorre no CCB. Domingo, 18 de Março, às 21h, o Pequeno Auditório do CCB recebe o terceiro concerto do ciclo com a OrquestrUtópica, em que vão ser interpretadas obras de 3 compositores italianos (Sciarrino, Scelsi e Donatoni) e de António Pinho Vargas.

Este sábado, um dia antes do concerto, recordamos a conversa dos dois compositores com a Manuela Paraíso. Às 11.30 e às 15.30.

15 março 2007

Discofonia



O saxofonista Rodrigo Amado formou os Lisbon Improvisation Players, apaixonou-se pela fotografia e escreve para o jornal Público. Sobre jazz, naturalmente. Para além disso, fundou a sua própria editora, a European Echoes, e lançou Teatro, um disco novo com o contrabaixista norte-americano Kent Kessler e o baterista norueguês Paal Nilssen-Love (que toca, a propósito, no CCB, na próxima segunda-feira, 19).

Com Mafalda Costa
Sábado-19h/ Domingo- 21h/ 2ª-20h

O Livro da Inquietude



"O Ocidente e o Oriente são também um par que existe em tensão dinâmica".

Ann Marlowe vive em Nova Iorque e narra a história verídica da sua relação com um afegão muçulmano, nos meses que se seguiram ao 11 de Setembro. Um livro para ganhar esta sexta-feira, em www.radioeuropa.fm.

Biblioteca Virtual com Elza Gonçalves
4ª e 6ª- 10.35/ 15.15/20.15
Domingo- 12.35/ 16.35

A jazzar em Lisboa...



É um disco de 2004, do pianista Jean-Pierre Como, que está ao vivo no Onda Jazz, entre 5ª e sábado, sempre a partir das 23h. Nesta sua visita a Lisboa, toca com Yuri Daniel (contrabaixo) e José Salgueiro (bateria). Ao Campo das Cebolas.

No Hot Club, esta noite, há Tributo a Tom Jobim, com Joana Machado, Afonso Pais (guitarra) e Filipe Melo (piano). Como sempre, a partir das 23h. Amanhã, 16 e sábado, 17, Joana Machado canta o seu disco de estreia, CRUde, na Praça da Alegria.

Jazz ainda na Galeria Zé dos Bois, amanhã, 16, com a dupla Cricket Totems de Gianni Gebbia, saxofonista italiano, e Marco Franco, percussionista e baterista. Às 23h, no Bairro Alto.

Etiquetas:

Descubra as Diferenças

O debate promete: Estados Gerais da Direita: as ideias, a futurologia e a contestação; Bento XVI e a Exortação Apostólica "Sacramentum Caritatis", o documento papal reafirma todos os pontos que continuam a ser discórida, dentro e fora da Igreja Católica; o "caso" Pinamonti e o Teatro Nacional de S. Carlos; o blogue do Ministério da Administração Interna, A Nossa Opinião e a redução do IVA e do IRC, entre Marques Mendes e Manuela Ferreira Leite.

O debate é imoderado por Antonieta Lopes da Costa, os restantes são os suspeitos habituais: Paulo Pinto Mascarenhas, Pedro Marques Lopes e Rodrigo Moita de Deus.

6ªf- 19h
Domingo- 11h/ 19h
descubraasdiferencas@radioeuropa.fm

Etiquetas:

BragaJazz



Mais uma edição de luxo, a deste ano, em Braga. Os concertos começam esta noite, às 21.30, com o trio de Mário Laginha (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria), no Theatro Circo. Amanhã, sexta, 16, toca o Baldo Martínez Grupo, formação espanhola do contrabaixista Baldo Martínez com Eduardo Ortega (violino), David Herrington (trompete), Antonio Bravo (guitarras) e Pedro Lopez (bateria e percussão). Às 21.30, Theatro Circo. No sábado, 17, à mesma hora e no mesmo local, toca o projecto 4 Corners, entre os EUA e a Europa do norte: Magnus Broo (trompete), Paal Nilssen-Love (bateria), Adam Lane (contrabaixo) e Ken Vandermark (clarinete, clarinete baixo, saxofone barítono).
Às 23.59, entre 5ª e sábado e com entrada gratuita, no Café Vianna (um belo espaço, se a memória não nos falha), toca o trio do californiano John O' Gallagher (saxofonista), com Masa Kamaguchi (contrabaixo) e Jeff Williams (bateria).
E este ainda é só o primeiro fim-de-semana...

Etiquetas:

A jazzar, sempre!



Daqui enviamos um abraço forte, como o de Quincy Jones a Count Basie, a todos os que não nos esqueceram ontem. Foram muitas as mensagens que recebemos por escrito e por telefone. E é bom saber que vos temos desse lado. A jazzar sempre!

14 março 2007

A Corte do Czar Vermelho



A história de Estaline vista por dentro, através da corte que sempre o rodeou, e a partir de materiais dos arquivos do dirigente soviético, tornados públicos em 2000, pesquisas e entrevistas várias. É o livro que ganhou o History Book of the Year Award pela British Book Awards, em 2004.

Biblioteca Virtual com Elza Gonçalves
4ª e 6ª- 10.35/ 15.15/ 20.15

13 março 2007

Um ano...





Jazz, jazza-me, jazza-me muito...


Há precisamente um ano, a 14 de Março de 2006, começámos a Jazzar por aqui... tem sido fantástico, jazzamos de manhã à noite e também durante o fim- de- semana.

A propos, a nossa directora vai jazzar de manhã (dia 14) pelas 10h20 à SIC Notícias...

Estamos a jazzar há um ano... não nos quer dar os parabéns?

Estamos em 90.4 fm

e aqui...
jazza-me, muito!

Disco SMS



Taylor Haskins é trompetista e Wake up Call foi a sua estreia, na editora Fresh Sound/ New Talent, de Barcelona. Tem contribuições de Ben Monder (guitarra), Guillermo Klein (piano), Andrew Rathbun (saxofones) e Regina Bellantese (violino), entre outros.

Para saber como comprar este disco via sms basta ouvir a rádio por volta das 9.45/ 12.25/ 15.20/ 18.20, de 2ª a 6ª.

3 Minutos de Ciência



Esta semana fala-se de uma nova geração de discos holográficos, mas também das observações de uma sonda em Marte que confirmam a teoria da relatividade geral de Einstein e do livro Einstein e as Máquinas do Tempo, de Luca Novelli.

Com Nuno Crato e Elza Gonçalves
2ª a 6ª- 12.40/ 15.40/ 19.40

Europa Entrevista



A linha SOS Professor existe desde Setembro de 2006, numa iniciativa da Associação Nacional de Professores. De acordo com o Observatório da Segurança Escolar, no ano lectivo 2005/2006 foram agredidos 390 professores, na escola ou imediações. O fenómeno não é novo mas tem sido notícia mais frequente nos últimos tempos na comunicação social.
Em 6 meses de existência, a linha SOS foi contactada por 129 docentes. João Grancho, Presidente da ANP, vem fazer o balanço de meio ano desta linha de auxílio e apresentar propostas para solucionar o problema.

Com Mónica Peixoto
4ªf- 19h/ Sábado- 18h

Etiquetas: ,

12 março 2007

Fio de Prumo




Esta semana fala-se do "autismo" na política. Afinal, porque temos homens e mulheres autistas na política à portuguesa? E que tantos e tantas parecem teimar em não querer ver os projectos como um todo? Será porque muitos desses projectos não existem na realidade? E que fazer para alterar este estado de coisas e devolver a saúde a muitas cabeças da política nacional?

Com Helena Sacadura Cabral
3ª- 8.35/ 10.20/20.50
5ª- 18.50
Sábado- 12.10/ Domingo- 20.15

Etiquetas: ,

Hora Tora Tora



A partir desta 2ª feira está nas lojas Tora Tora Cult, o segundo disco da Tora Tora Big Band- um disco Europa Lisboa. Este segundo registo reúne os 12 músicos da banda e convidados: Kika Santos (Loopless, Blackout), Sílvia Sanchez (Hysteria Ibérika) e o moçambicano André Cabaço. Alguns dos músicos vêm à rádio conversar com a Manuela Paraíso, às 18h. Para os mais atentos, e mais rápidos, há discos a ganhar. Quem avisa...

Etiquetas: ,

3 W' S






A fotografia vem assinada por HP e encontra-se em www.woophy.com, um site com imagens do mundo inteiro. Esta semana visitamos também a Agência da Curta Metragem, e o Portal Jovem de Lisboa. Entre outras sugestões do nosso incansável navegador.



Com Paulo Lázaro
2ª a 6ª- 11.40/ 14.50/ 18.50

Etiquetas:

09 março 2007

100% Francês



M de aime, M de Mathieu. É o músico que abre mais uma hora de música francesa, desta vez com Ma Mélodie, ainda do disco Qui de nos deux, de 2003. Queremos novidades dele, já! Mas recordamos ainda canções de Keren Ann, de Benjamin Biolay, de France Gall. E vamos conhecer a recente colaboração de Vincent Delerm com Peter Van Poehl (2006). Promete!

Com Ricardo de Matos
Sábado-13h/ Domingo- 15h

Etiquetas:

William Shakespeare


"You pay a great deal too dear for what's given freely". (Acto I, Cena I).

Em véspera de fim-de-semana propomos um clássico de Shakespeare menos conhecido: o Conto de Inverno é uma história de amor, com a Sicília e a Boémia em fundo, e com os ingredientes de sempre, ou seja, ciúme, crime e castigo, paixão e morte. Depois do Inverno chega sempre a Primavera e esta é uma tragicomédia com final feliz. Livro em oferta nesta 6ª feira, com a Campo das Letras.

Biblioteca Virtual com Elza Gonçalves
4ª e 6ª- 10.35/ 15.15/ 20.15
Domingo- 12.35/ 16.35

Etiquetas:

Os Problemas de Lisboa


Fotos: Irena Atanasoska

No Nicola do Rossio, ontem à noite, teve lugar mais uma conferência-debate sobre os Problemas de Lisboa, organizada pelo CHRIS e coordenado por Pedro Quartin Graça, professor universitário e deputado à Assembleia da República pelo MPT-Partido da Terra, desta vez com António Carlos Monteiro (ao centro na mesa), deputado à Assembleia da República pelo CDS-PP. Os temas em destaque foram novamente a escassez de espaços verdes na cidade e a predominância do betão, mas a questão dos transportes foi, sem dúvida, um dos assuntos que despertou mais atenção. António Carlos Monteiro considera que a rede de transportes públicos é um dos graves problemas a resolver, sublinhando a inexistência de uma linha de metro que ligue o Aeroporto ao centro da cidade e a sobreposição de serviços da Carris e do Metropolitano de Lisboa, que servem, no geral, as mesmas zonas.

A série de conferências-debate sobre Os Problemas de Lisboa tem o apoio da Rádio Europa-Lisboa e regressa ao Café Nicola, no Rossio, na próxima 2ª feira, dia 12 de Março, às 21.30. O convidado será Ruben de Carvalho, do PCP, vereador da CML.

Etiquetas: , , ,

08 março 2007

Descubra as Diferenças...

Esta semana temos Manuel Falcão, Pedro Marques Lopes e Paulo Pinto Mascarenhas.
A conversa fala das alterações nos media em Portugal (um jornal de referência? Isso existe?);
do Cardeal Patriarca e as suas bençãos às novas instalações da RTP; de Timor (Ai Timor) e também do regresso de Paulo Portas.
A Imoderação é garantida por Antonieta Lopes da Costa, a música é sugerida por Manuel Falcão e dedicada a um ministro (surprise)... tudo com alguns risos pelo meio.
descubraasdiferencas@radioeuropa.fm

Sexta 19H00
Domingo 11H00 e 19h00

06 março 2007

Os Serviços Secretos Portugueses



Terrorismo, crime organizado, tráfico de armas, redes de falsificação: qual é o papel de forças como o SIS, a PJ, o SEF, a GNR? A cooperação é possível? Elza Gonçalves entrevista o jornalista José Vegar.

Biblioteca Virtual
Quarta e Sexta- 10.35/ 15.15/ 20.15
Sabado- 12.35/ 16.35

Europa Entrevista

Sabe que sítios da Internet são visitados pelas suas crianças? Sabe se existe legislação eficaz para prevenir riscos e penalizar abusos? Tito de Morais é especialista em questões informáticas, criador do projecto "Miúdos Seguros na Net" ( www.miudossegurosna.net) e vem responder às perguntas de Mónica Peixoto.

Europa Entrevista
Quarta- 19h/ Sábado- 18h

3 W' S



Esta semana navegamos em busca de comércio justo (www.planetasul.org), de uma cidade onde se respire melhor- sim, também se encontra na rede (http://lisboalimpa.cm-lisboa.pt) e não esquecemos os livros. Gratuitos, ainda por cima. Para ouvir, fazendo o que bem entendermos (http://librivox.org).

Com Paulo Làzaro
Segunda a sexta- 11.40/ 14.50/ 18.50